Panorama
 
 
 

RADIOBRÁS, WWF E GTA FORMAM PARCERIA PARA
LEVAR AO AR PROGRAMA VOLTADO PARA A AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2003

Homenagens, alegria e muita comemoração marcou a festa de 10 anos do programa Natureza Viva e a sua reestréia na Rádio Nacional da Amazônia, na emissora Radiobrás. O presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, assinou hoje o contrato de parceria com as organizações não-governamentais Fundo Mundial para a Natureza (WWF)_ Brasil e o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), para garantir a veiculação do programa na emissora.
A parceria foi bastante comemorada pelos representantes do WWF e do GTA. De acordo com o coordenador de comunicação do WWF, Ulisses Lacava, o programa é muito importante porque é o único da grade da Rádio Nacional da Amazônia, dedicado à temática ambiental, transmitido para a região. Ele ressaltou também a importância da veiculação do programa novamente na Amazônia Legal para o WWF. "Para nós é uma grande oportunidade de realizarmos nossa missão, que é trabalhar para a defesa da natureza, para a proteção do recursos naturais. Isso só vai ser possível com o envolvimento e a participação da comunidade, dos grupos ribeirinhos e extrativistas, além dos grupos indígenas e da população amazônica para a defesa da floresta", afirmou.
A apresentadora e jornalista do Natureza Viva, Mara Régia, comemorou a parceria e a reestréia do programa em clima de aniversário. "Poder falar de novo para a Amazônia Legal, justamente nesse momento em que estamos completando dez anos de programa, é uma alegria enorme. Tenho certeza que deve estar sendo comemorada pelos seringueiros, quebradeiras de coco, riberinhos, e por todas as pessoas que tem nos dado força durante todo esse tempo para manter a floresta em pé e promover a educação ambiental nas ondas do rádio".
O programa é semelhante a uma revista eletrônica e tem vários quadros com assuntos diversos e de interesse da população amazônica, como sessões com receitas e ervas medicinais, quadro infantil, noticiários que informam sobre o que está acontecendo na Amazônia e em todo Brasil. De acordo Mara Régia, o Natureza Viva, tem apenas um quadro novo, que é a "Hora da Poronga". Ele foi criado no Acre, para informar a cotação da borracha e outros preços de produtos extrativistas.
Após a assinatura do contrato, foi lançado o CD com os melhores momentos do programa. O CD traz uma seleção de algumas das numerosas lições de incentivo à preservação ambiental e respeito à realidade e cultural dos ribeirinhos veiculados durante esses dez anos. Possui ainda depoimentos de ouvintes e de personalidades, como por exemplo, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do jornalista Washington Novaes, da líder comunitária Dona Raimunda dos Cocos de São Miguel do Tocantins, e histórias dos prêmios recebidos pelo Natureza Viva.
O programa estreou há dez anos na Nacional da Amazônia com uma programação que se baseava no modelo "Brasília falando para a Amazônia". Sob o comando de Mara Régia, durante todos esses anos, o Natureza Viva enfocou apenas a população local, difundindo conceitos até então desconhecidos, como o da sustentabilidade, que tinha sido lançado na Rio-92. Há dois anos e meio o programa estava sendo transmitido apenas para o Acre, sem sofrer alterações na sua concepção. Mas com a parceria, irá ao ar novamente, a partir desse domingo, pela Rádio Nacional da Amazônia, de 9h às 10h (hora de Brasília), em ondas curtas, nas freqüências de 11.780 kHz (faixa de 25m) e 6.180 kHz (faixa de 29m), para toda a Amazônia Legal.

Fonte: Amazônia (www.amazonia.org.br)
Redação
Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.