Panorama
 
 
 

IBAMA AUTORIZA OPERAÇÃO DE
LINHA DE TRANSMISSÃO IBIÚNA-BATÉIAS

Panorama Ambiental
São Paulo – Brasil
Abril de 2003

O presidente em exercício do Ibama, Nilvo Luiz Alves da Silva, assinou a Licença de Operação concedendo a Furnas Centrais Elétricas S/A, autorização para operar a Linha de Transmissão Ibiúna/Batéias, com 500 quilowatts, entre os municípios de Campo Largo (PR) e Ibiúna (SP).
A execução do projeto, num trecho de 332 quilômetros entre as duas cidades e a ampliação das subestações já existentes, também autorizada pelo Ibama, provocou a desocupação e degradação das áreas por onde passa a linha de transmissão. Para autorizar a operação o Ibama exigiu a realização de diversas medidas para diminuir os impactos causados na região, tanto na área ambiental quanto social, em função da implantação do empreendimento.
No aspecto social, o Ibama exigiu que a empresa apresente um projeto incluindo apoio técnico, como alternativas de aproveitamento da faixa de servidão, para a população afetada pela desocupação e para os proprietários que tiveram limitado o uso do solo nas regiões onde passa a linha de transmissão. Junto a isso, também por determinação do Instituto, a Furnas terá que dar continuidade aos programas de Educação Ambiental e Social, para as comunidades locais e proprietários de terras, principalmente quanto as questões de segurança das torres e estruturas.
Na área ambiental, também por exigência do Ibama, a empresa terá que implantar os programas de Recuperação de Solos e Controle da Evolução de Processos Erosivos, nos locais onde ocorrerem este tipo de dano e onde, em função da instalação da linha, ocorrerem também assoreamento de cursos d’água. Além disso, terá que dar continuidade ao Programa de Monitoramento dos Processos Erosivos, já implementado por ocasião da autorização da Licença de Instalação por parte do Ibama.
Outros programas, como o de Revegetação Arbórea nas áreas onde possam ocorrer erosões, utilizando-se para isso somente espécies nativas de cada bioma afetado, além da poda seletiva, em lugar do corte raso, através da poda de bosqueamento, também foram condicionantes do Ibama para a concessão da Licença de Operação.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Estevão Andrade)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.