Panorama
 
 
 

IBAMA DIVULGA RESULTADOS DA OPERAÇÃO ARAUCÁRIA 3

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Janeiro de 2004

A gerência-executiva do Ibama no Paraná divulgou os resultados da última etapa da Operação Araucária, programa iniciado em fevereiro de 2003 com o registro em vôos de helicópteros dos pontos supostamente irregulares. A terceira etapa verificou os 117 pontos restantes de desmatamento e queimadas detectados pelas etapas anteriores no Paraná e Santa Catarina.
Foram apreendidos 1.279 metros estéreis de lenha (mais do que o dobro da Operação 2), além de 280 m3 de madeira e 15 m3 de carvão. As áreas autuadas ou embargadas atingiram 3.395 hectares (quase o triplo da Operação 2) e o total de multas chegou a R$ 4,029 milhões.
Segundo Arty Fleck, coordenador de campo do Ibama/PR, como inicialmente planejada, a operação foi concluída, e os pontos de prováveis desmatamentos foram fiscalizados. Uma equipe de 24 servidores (incluindo fiscais de Santa Catarina) trabalhou durante 20 dias percorrendo municípios do sul do Paraná e do norte e meio-oeste de Santa Catarina.
Em outra frente da proteção ambiental, como forma de assegurar a piracema que “escala” o rio Iguaçu, buscando as suas cabeceiras, quatro fiscais do Ibama/PR e um do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fizeram em dezembro de 2003 uma vigília de dois dias no município de Porto Vitória.
Esse caráter preventivo foi utilizado pela primeira vez na fiscalização da bacia do Iguaçu. O local escolhido propicia os saltos dos peixes devido ao enchimento do lago Foz de Areia, que normalmente tem um nível muito abaixo do que é atingido com o represamento das águas do Iguaçu a jusante de Porto Vitória.
Durante o período do defeso, a operação mais corriqueira dos fiscais era a vistoria dos rios da região para flagrar pescadores usando irregularmente fisgas e redes. O período do defeso em todos os rios do Paraná vai até o próximo dia 29 de fevereiro.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.