Panorama
 
 
 

PLANO DE BACIA DO RIO TRAMANDAÍ (RS) É APRESENTADO PARA O LITORAL NORTE

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Janeiro de 2004

O cronograma de execução da 1ª Etapa do Plano de Bacia do Rio Tramandaí foi apresentado no final da tarde da quinta-feira (29/01), na prefeitura de Tramandaí, para autoridades do Litoral Norte e integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica.
O ato contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel; do diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Rogério Dewes; do diretor técnico da Fepam, Mauro Moura, representando o presidente, Claudio Dilda; do presidente do Comitê Tramandaí, Milton Haack; do prefeito do município, Edegar Rapacki, e do prefeito do Balneário Pinhal e Presidente da Associação de Municípios do Litoral Norte, Vilmar Furini.
Através de um diagnóstico, o Plano vai mostrar a quantidade e a qualidade de águas disponíveis hoje na Bacia. A sociedade será chamada a apontar os usos futuros que quer fazer dos recursos hídricos da região, por meio de reuniões temáticas com os setores da pesca, turismo, abastecimento público, agricultura, navegação e indústria.
Para o secretário José Alberto Wenzel, o Plano de Bacia busca realizar o sonho da área ambiental de trabalhar com a unidade de planejamento chamada bacia hidrográfica. “O Plano levanta um diagnóstico da situação da bacia e faz o enquadramento das águas junto com a participação popular e isso é extremamente importante. A população tem que participar, via Comitê de Bacia e outras instâncias, para que o diagnóstico e o enquadramento, decididos comunitariamente, levem às ações necessárias para fazer tanto a preservação, quanto o desenvolvimento desejado na região”, salientou Wenzel.
O Governo do Estado investirá cerca de 425 mil reais na 1ª Etapa do Plano que deve ser executada em 12 meses. Para a execução dos trabalhos está contratada a empresa Profil Engenharia e Ambiente, que é acompanhada por uma comissão formada por técnicos da Sema, da Fepam e do Comitê.
A Bacia do Rio Tramandaí tem uma área aproximada de 2,742 Km² e abrange 20 municípios.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.