Panorama
 
 
 

IBAMA CRIA 24 RESERVAS PARTICULARES DE PROTEÇÃO NATURAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2004

O Ibama cria, nesta sexta-feira (27), 24 novas Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPN’s). O presidente do Instituto, Marcus Barros, assina as portarias de criação das novas Unidades de Conservação na presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, diretores e funcionários do órgão. A solenidade, parte das comemorações dos 15 anos do Ibama , completados no dia 22 de fevereiro, acontece na sede do instituto, à partir das 10 horas.
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são áreas privadas e tem como objetivo conservar a diversidade biológica. São classificadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Em seu interior podem ser desenvolvidas atividades como a pesquisa e a visitação, com objetivos recreativos, educacionais e turísticos.
As RPPN’s representam um importante mecanismo de parceria público/privado, sendo um grande passo no sentido de envolver a sociedade civil na conservação da diversidade biológica. Por intermédio da RPPN a propriedade privada dá sua contribuição à proteção do meio ambiente e aumenta significativamente a possibilidade de se obter um cenário com muito mais áreas protegidas, tanto em termos de qualidade e quanto de quantidade.
Atualmente existem no Brasil 403 RPPN’s, com uma área total de 435.737,87 hectares. Com as novas 24 áreas, acrescenta-se mais 10.154,78 hectares , o que eleva o número de RPPN’s para 427, com um total de 445.892,65 hectares. As 24 novas RPPN’s criadas são:

1.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada FAZENDA VISTA BONITA com área de 1.069,10 ha, localizada no Município de Sandovalina, Estado de São Paulo. Bioma: Mata Atlântica
2.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada CANGUÇU com área de 60,10 ha, localizada no Município de Pium, Estado de Tocantins. Bioma: Cerrado

3.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada RESERVA ECOLÓGICA RIO CAPITÃO com área de 385,49 ha, localizada no Município de Itacaré, Estado da Bahia. Bioma: Mata Atlântica

4.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada RESERVA PASSARIM com área de 226,5 ha, localizada no Município de Paulo Lopes, Estado de Santa Catarina. Bioma: Mata Atlântica

5.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada RESERVA MATA DO BUGIO com área de 35,2 ha, localizada no Município de Rio Novo, Estado de Minas Gerais. Bioma: Mata Atlântic

6.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada VENTANIA com área de 138,27 ha, localizada no Município de Casimiro de Abreu, Estado do Rio de Janeiro. Bioma: Mata Atlântica

7.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada RESERVA SÍTIO AZUL com área de 5,08 ha, localizada no Município de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro. Bioma: Mata Atlântica.

8.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada ESTÂNCIA CAIMAN com área de 5.603,20 ha, localizada no Município de Miranda, Estado de Mato Grosso do Sul. Bioma: Cerrado.

9.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada TRÊS MORROS com área de 508,78 ha, localizada no Município de Casimiro de Abreu, Estado do Rio de Janeiro. Bioma: Mata Atlântica

10.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada ITAPUÃ 3 com área de 8,83 ha, localizada no Município de Viamão, Estado do Rio Grande do Sul. Bioma: Mata Atlântica
11.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada DAS DUNAS com área de 78 ha, localizada no Município de Camaçari, Estado da Bahia. Bioma Restinga

12.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada MÃE DA MATA com área de 13 ha, localizada no Município de Ihéus, Estado da Bahia. Bioma: Mata Atlântica.

13.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada VEREDAS DO PACARI com área de 346,7920 ha, localizada no Município de Arinos, Estado de Minas Gerais. Bioma: Cerrado.

14.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada SERRA GRANDE com área de 108 ha, localizada no Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro. Bioma: Mata Atlântica.

15.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada QUERO-QUERO com área de 16 ha, localizada no Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro. Bioma: Mata Atlântica.

16.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada SERRA BONITA III com área de 150 ha, localizada no Município de Pau Brasil, Estado da Bahia. Bioma: Mata Atlântica

17.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada SERRA BONITA II com área de 50 ha, localizada no Município de Camacan, Estado da Bahia. Bioma: Mata Atlântica

18.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada SERRA BONITA I com área de 200 ha, localizada no Município de Camacan, Estado da Bahia. Bioma: Mata Atlântica.

19.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada SERRA BONITA com área de 800 ha, localizada no Município de Camacan, Estado da Bahia. Bioma: Mata Atlântica.
20.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada LENÇOIS com área de 12,82 ha, localizada no Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro. Bioma: Mata Atlântica.

21.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada RECANTO DA SERRA NEGRA com área de 179,1586 ha, localizada no Município de Piracuruca, Estado do Piauí. Bioma: Cerrado.

22.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada TRÊS PONTÕES com área de 12 ha, localizada no Município de Afonso Cláudio, Estado do Espírito Santo. Bioma: Mata Atlântica.

23.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada URÚ com área de 128,67 ha, localizada no Município de Lapa, Estado do Paraná. Bioma: Mata Atlântica.

24.Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN denominada HOTEL MIRANTE com área de 19,79 ha, localizada no Município de Chapada dos Guimarães, Estado do Mato Grosso. Bioma: Cerrado.

Fonte: Ibama/Ascom (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.