Panorama
 
 
 

CHINESES CHEGAM AO BRASIL PARA ALERTAR SOBRE AS AMEAÇAS DOS TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Junho de 2004

Cientista e consumidora chineses lutam para proteger a biodiversidade e o direito à informação

Um dos cientistas-chefe do Ministério do Meio Ambiente da China (SEPA), Dayuan Xue, e a consumidora Zhu Yanling, que enfrenta a multinacional Nestlé na China, estão no Brasil para compartilhar com políticos, com a população e com a comunidade acadêmica suas experiências em defesa do meio ambiente e do direito dos consumidores.
O cientista conduziu diversos projetos de pesquisa em biodiversidade e biossegurança nos últimos 15 anos na China. Dayuan Xue está no Brasil para discutir estas questões com a comunidade científica e com representantes do governo federal brasileiro. A China, maior centro de origem e diversidade da soja, mostra preocupações com a contaminação de suas plantações pela soja transgênica. Para evitar este problema, o país não permite o plantio da variedade geneticamente modificada, que poderia ter um impacto significativo sobre os recursos genéticos e a produção da soja convencional. Porém, por enquanto, o país permite sua importação para o processamento de alimentos, pois a China não tem produção suficiente para atender a demanda interna.
Embora a lei chinesa determine que os alimentos transgênicos sejam rotulados, a exigência não é respeitada, da mesma forma como ocorre no Brasil. Foi por esse motivo que Zhu Yanling entrou com uma ação judicial sem precedentes na história de seu país. Ela descobriu no site do Greenpeace China, em 2003, que um leite em pó Nestlé que ela adquiria para seu filho de quatro anos continha organismos geneticamente modificados (OGMs). A consumidora exigiu que a indústria de alimentos rotulasse seus produtos transgênicos, mas seu pedido foi rejeitado pela empresa. Na China, o Greenpeace exige que a Nestlé páre de utilizar um padrão duplo com relação aos transgênicos. No Brasil e na Europa, a indústria garante a não utilização de OGMs.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.