Panorama
 
 
 

DECRETO ACERTA PARCERIA DO ESTADO E ORGANIZAÇÕES CIVIS EM UCs

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Junho de 2004

O governador Geraldo Alckmin assinou o decreto que institui o Programa de Gestão Compartilhada de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), nesta quarta-feira (30/6), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

José Jorge
Com o decreto, inicialmente 14 unidades de conservação estão em condições de receber propostas das OSCIPs, pois já dispõem de plano de manejo e conselho consultivo constituído, como determina o programa.
Existem, ainda, 80 áreas com potencial para programas de co-gestão, do total de 102 reservas ambientais no Estado. Por isso, ao falar pelas organizações civis, Roberto Klabin, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, fez um apelo ao governo para agilizar a implementação dos planos de manejo nas áreas que ainda não contam com esse instrumento, que define os usos possíveis das unidades de conservação. Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin lembrou do seu primeiro contato oficial com a questão ambiental, quando visitou a Vila Parisi, em
Cubatão, no início de sua carreira política. Na ocasião, ficou impressionado com a deterioração das encostas da Serra do Mar, causada pelas indústrias daquele pólo petroquímico, que na época não tinham compromisso com o controle da poluição.
A imagem das encostas voltou a surpreender o governador recentemente, quando há cerca de dois meses percorreu a pé um trecho do Caminho do Mar. Desta vez a surpresa foi compensadora, pois, segundo Alckmin, a exuberância da paisagem mostrou como a natureza é capaz de se regenerar, quando são tomadas as iniciativas corretas.
Foi com este objetivo que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente iniciou as discussões que resultaram na proposta de parceria entre governo e sociedade civil, oficializada agora pelo decreto do governador. Segundo o secretário José Goldemberg, muitos resultados positivos na área ambiental obtidos nos últimos anos se devem à cooperação da iniciativa privada e à participação da comunidade.
Para o secretário, o acerto destas iniciativas se evidencia pelo aumento da cobertura vegetal do Estado, conforme registrado em levantamento apresentado em 2003. "São Paulo tem 14% do seu território coberto por vegetação e isso não é pouco", afirma o professor Goldemberg. "Por isso, estamos de braços estendidos para que as organizações nos ajudem e a população se envolva cada vez mais com a questão da preservação de nossas reservas".
José Jorge
Lembrou, no entanto, que não se trata do poder público abrir mão de suas atribuições, mas de dar espaço para que as unidades de conservação tenham administração mais atuante e se tornem mais acessíveis à população.
"O decreto é um instrumento de harmonização entre o que determina o Sistema Nacional das Unidades de Conservação - SNUC e o mecanismo de colaboração que se tornou possível pela Lei Federal que criou as OSCIPs", concluiu.

Contratações Sustentáveis

No mesmo evento, o governador Geraldo Alckmin também assinou a resolução que cria o grupo de trabalho responsável pela introdução de critérios ambientais nas aquisições de bens e serviços pelos órgãos públicos do Estado. Segundo o secretário da Casa Civil, deputado Arnaldo Madeira, o grupo se integra ao Comitê de Qualidade da Gestão Pública do Estado e, além de ser uma iniciativa para fortalecer o conceito de consumo sustentável, resulta também no fortalecimento da cidadania e da democracia, acrescentando mais transparências às ações do Governo. O grupo instituído pela resolução do governador conta com a participação de representantes das secretarias da Casa Civil, da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, do Meio Ambiente e da Fazenda, assim como das companhias estatais SABESP e CETESB.
Caberá ao grupo propor os critérios que serão utilizados nas licitações envolvendo compras e contratações de bens e serviços, privilegiando empresas que comprovadamente utilizem processos produtivos sustentáveis.

Lançamento de livros

O evento foi encerrado com o lançamento das publicações "Pesquisas de Conservação e Recuperação Ambiental no Oeste Paulista - Resultados da Cooperação Brasil-Japão", organizado pelos pesquisadores Osmar Vilas Bôas e Giselda Duringam e "Plantas do Cerrado Paulista: Imagem de uma paisagem ameaçada", com a participação de Giselda Durigan, João Batista Baitello e Geraldo Daher Correa Franco, do Instituto Florestal, além de Marinez Ferreira de Siqueira, do Centro de Referência em Informação Ambiental - CRIA,
de Campinas. As duas publicações resultaram da parceria do Instituto Florestal com a JICA - Japan International Cooperation Agency e a FAPESP - Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.