Panorama
 
 
 

MINISTRA RECEBE REPRESENTANTES DE MOVIMENTO SOCIAIS DA TRANSAMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Junho de 2004

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu nessa terça-feira (22) representantes de movimentos sociais da Transamazônica acompanhados da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) e do deputado José Geraldo (PT-PA). A delegação, que visita diversos ministérios durante a semana, reivindica um programa de desenvolvimento para a região e aumento da fiscalização do Ibama. A ministra explicou à delegação que o governo está na fase final de elaboração do Programa Amazônia Sustentável (PAS) e que a consulta pública será realizada em breve.

MMA
A ministra afirmou que o programa irá beneficiar toda a Amazônia inclusive com a criação de novos mecanismos de crédito para orientar a demanda da região. "O PAS tem como objetivo integrar a atuação do governo na região, definindo atividades sustentáveis e destinando crédito para iniciativas que possibilitem a geração de emprego e renda sem a destruição da floresta", disse Marina Silva.
A ministra informou que o governo já está liberando recursos para o Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia e lembrou que a iniciativa envolve 13 ministérios.
Destacou que a fiscalização será feita com a utilização de helicópteros do Exército, possibilitando trabalho conjunto dos ministérios do Meio Ambiente, Justiça, Trabalho e Desenvolvimento Agrário.
Marina Silva informou que a proposta para a criação do Fundo Fiduciário do Proambiente, para remunerar os serviços florestais está caminhando dentro do governo. A idéia é que o fundo possa obter recursos não aplicados dos fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A proposta já foi examinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e falta a análise dos ministérios da Integração e da Fazenda.
A ministra informou, ainda, que o projeto de lei de Gestão de Florestas Públicas deverá ser enviado ao Congresso em regime de urgência. Para que isto o governo está trabalhando um texto sólido que possa tramitar no Congresso com apoio da bancada.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.