Panorama
 
 
 

ADMINISTRADOR DA FUNAI DESMENTE INFORMAÇÃO SOBRE INVASÃO DE GARIMPEIROS EM RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

O administrador da Funai em Cacoal (RO), Trajano Azevedo, disse há pouco que ainda não foi possível confirmar a suposta invasão de garimpeiros na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. “Soubemos que um índio Cinta-Larga teria ligado na sede da Funai em Brasília para fazer essa denúncia. Mas até agora esse índio não foi sequer identificado por nós”, afirma Azevedo. “Os funcionários da Funai que trabalham nos postos ao redor da reserva não encontraram nenhum indício de quebra na barreira.”
As informações sobre a nova invasão foram divulgadas hoje pela assessoria de imprensa da Funai. Segundo o órgão, o cacique Pandere teria alertado para a presença de até 200 garimpeiros em uma área a 10 km da Grota do Sossego. Nesse local, há 20 dias, um confronto entre índios e garimpeiros resultou na morte de 29 pessoas. Desde então, o governo federal reforçou a presença da Polícia Federal e do Exército na área.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Mauro Spósito, os agentes que estão nos dez postos em torno da reserva foram alertados para a denúncia de nova invasão. “Não recebemos essa informação oficialmente da Funai. Mas estaremos preparados para agir no local se for necessário”, garante Spósito. A área onde os garimpeiros estariam fica a uma hora e meia de caminhada da clareira aberta pela PF para, há duas semanas, resgatar os corpos dos mortos no conflito da semana santa.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Cézar Nunes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.