Panorama
 
 
 

AJUDE A COLOCAR EM PRÁTICA A LEI DE ROTULAGEM


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Abril de 2004

Em abril de 2003, foi publicado o decreto que obriga que todos os produtos que contenham mais de 1% de matéria-prima transgênica, devem trazer um rótulo específico, que contenha o símbolo transgênico em destaque, junto com as seguintes frases: “(produto) transgênico”, ou “contém (matéria prima) transgênico”.
O decreto determina ainda que produtos que tenham sido fabricados a partir de transgênicos, mesmo que não contenham o DNA transgênico em sua composição final, devem trazer a frase “fabricado a partir de (produto) transgênico” em seu rótulo. Isso porque muitos produtos têm o seu DNA destruído no processo de fabricação; é o caso dos óleos, margarinas e das lecitinas de soja usadas em chocolates, por exemplo. Além disso, os produtos de
animais alimentados com transgênicos – como é o caso de leite, ovos e carne – também devem trazer no rótulo a informação “produto de animal alimentado com transgênico”.
No entanto, a legislação de rotulagem nunca foi realmente colocada em prática: falta fiscalização efetiva por parte dos órgãos competentes do governo e falta também seriedade das empresas no momento de informar o consumidor sobre o que está indo para o seu prato.
Desde 2003, o Greenpeace vem rotulando produtos da lista vermelha do Guia do Consumidor, a fim de alertar os consumidores e fazer cumprir a lei de rotulagem. Assim como os ativistas do Greenpeace, você, consumidor e cidadão, pode manifestar-se pacificamente.
Rotule os produtos da lista vermelha e faça valer o direito do consumidor à informação!

1. Prepare etiquetas com o texto “Pode conter transgênicos”. Você encontra um modelo pronto de etiqueta, que pode ser impresso no modelo Pimaco SL61084 no site do Greenpeace, mas você também pode criar sua própria etiqueta.
2. Vá a um supermercado de sua cidade e cole as etiquetas nos produtos da lista vermelha.
3. Lembre-se de que apenas os produtos da lista vermelha devem ser rotulados, uma vez que as empresas que constam da lista verde do Guia já garantiram que não utilizam transgênicos sem seus produtos. Confira sempre em nosso site a versão mais atualizada do Guia do Consumidor.
4. Lembre-se também de que dois dos principais valores do Greenpeace são o pacifismo e a não-violência. É possível que você seja abordado por seguranças ou funcionários do supermercado enquanto estiver colando as etiquetas nos produtos. Nesse caso, mantenha a calma, seja pacífico e explique ao funcionário que você está colocando em prática a lei que garante a informação do consumidor.
5. Enquanto estiver colando as etiquetas nos produtos, procure deixar expostas as marcas dos produtos. Lembre-se de que o objetivo dessa atividade é informar outros consumidores sobre alimentos que podem conter transgênicos. Se a marca ficar escondida embaixo da etiqueta, o outro consumidor pode não ser informado adequadamente.
6. É interessante que você prepare uma carta ao gerente do supermercado, explicando o motivo da sua atividade e solicitando que aquele estabelecimento entre em contato com seus fornecedores, exigindo produtos livres de transgênicos. Aqui você encontra um modelo da carta a ser entregue ao supermercado de sua cidade.
7. Depois, não deixe de nos enviar um relato, contando sua experiência e incentivando outros consumidores de todo o Brasil a também participarem desta campanha.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.