Panorama
 
 
 

A SEMANA DO ÍNDIO - ARTIGO

Panorama Ambiental
Belém (PA) - Brasil
Abril de 2004

Temos a satisfação de repassar ao coletivo sócio-ambiental contemporâneo um texto político-ideológico do ativista libertário Vivaldo de Oliveira Reis Filho - professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belem-Bra, profissional e militante das OnG Corporação Associativo-Ambiental Panamazônica (CAMPA), do Instituto de Pesquisas Ecológicas da Amazônia (IPEAM) e membro do Conselho Editorial da Revista REDNOTIC, externando sua opinião subjetiva sobre a situação presente dos Povos Indígenas no Brasil, à sombra trágica, sinistra e melancólica dos episódios que envolvem a heróica Nação Indígena Cinta-Larga, no Estado de Rondônia que resultaram em mais de 40 garimpeiros mortos.

Paulo Lucena, editor executivo

Prezados colegas ambientalistas ou não.

A "semana do índio", celebrada pelos meios tradicionais, para ser mais preciso e justo deveria ser " A semana do genocídio indígena", deveríamos expressar nosso desagrado por uma política secular de destruição cultural e biológica do índio e de tudo o que está relacionado com seu modo de vida, política ainda corroborada pelo atual governo, em todos os níveis.
Do acontecimento ocorrido na região dos Cinta Larga, em Rondônia, não compreendido pelos ditos "civilizados" - o "homem branco" - deveríamos extrair algumas lições, dentre elas, a de que o indígena tem o direito de exercitar suas tradições fora da tutela do "homem branco".
O "homem branco" pode inventar milhares de políticas insidiosas, no sentido de negar direitos fundamentais aos indígenas, em vão, se não obedecerem ao princípio de uma pedagogia da liberdade sem medo: criando uma nação estado dentro do próprio estado nacional.
Do ponto de vista humanitário a morte dos garimpeiros na região dos Cinta Larga é tão consternante e terrorosa quanto o genocídio indígena que vem sendo praticado pelo conquistador desde que aqui aportou.

Vivaldo Reis Filho
Membro das Ong CAMPA e IPEAM

Fonte: ONG Campa - Revista Eletrônica de Notícias da Contra-Informação
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.