Panorama
 
 
 

BRASIL CONSOLIDA PLANO COM MERCOSUL PARA CONTROLE DE ESPÉCIES INVASORAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

O Plano Estratégico de Ação Regional para o Controle de Gestão de Água de Lastro e Espécies Aquáticas Invasoras foi consolidado hoje no encerramento de encontro com representantes dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O documento deve agora ser aprovado na reunião do Subgrupo de Meio Ambiente do Mercosul, em junho, em Buenos Aires (Argentina).
A adoção conjunta do plano estratégico é conseqüência do projeto desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, que resultou na criação de uma Força Tarefa Nacional de Combate ao Mexilhão Dourado.
O plano regional também vai contribuir para a articulação das pesquisas que visam o controle da água de lastro (foto) nos portos brasileiros e de outros países.
O Plano Estratégico será executado pelo Grupo Tarefa Regional, formado por representantes dos países do Mercosul.
O grupo vai supervisionar, coordenar e facilitar a implementaçãode atividades nessas regiões para reduzir a transferência de organismos aquáticos nocivos e patogênicos.
As linhas de ação do grupo de trabalho seguirão a proposta do Programa GloBallast, desenvolvido pela Organização Marítima Internacional (OMI). Os países também vão revisar suas legislações ou criar leis sobre controle e gestão de água de lastro com objetivo de assegurar um padrão ao estabelecido pela OMI.
Estão previstos no plano estratégico, cursos regionais de treinamento de pessoal envolvido em atividades de controle e gestão da água de lastro, coordenado pela OMI, e a divulgação por meio da mídia, cartazes, e material educativo para ampliar o conhecimento público relativo aos problemas causados pelas espécies aquáticas invasoras. O Plano Estratégico de Ação Regional foi elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente com base em entendimentos ocorridos na reunião do Subgrupo de Meio Ambiente do Mercosul, realizada em dezembro de 2003, em Montevidéu.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.