Panorama
 
 
 

GOVERNADOR DE RO CRITICA FUNAI E PF E DIZ QUE ESTADO VIVE ‘ABRIL VERMELHO’

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

O governador de Rondônia, Ivo Cassol, voltou a criticar a ação da Funai e da Polícia Federal na reserva indígena Roosevelt. "Foi necessário recorrer ao Ministério da Justiça para que as buscas aos corpos dos garimpeiros fossem intesificadas", acusou Cassol, em depoimento, na manhã de hoje, aos deputados das comissões da Amazônia e de Minas e Energia.
Na audiência, o governador disse estar preocupado com os rumos das investigações na reserva indígena Roosevelt. "Até agora, a Polícia Federal só investigou lambaris. Precisamos pegar o peixe grande", sugeriu Cassol. "Também vivemos o abril vermelho em Rondônia. O crime organizado controla tanto o contrabando de diamante quanto o narcotráfico."
Após o depoimento, o governador entregou ao presidente da Comissão da Amazônia, Júnior Bretão (PPS), fitas e cartas com depoimentos de familiares de garimpeiros mortos na reserva habitada por índios da etnia Cinta-Larga. Eles pedem que a PF faça novas buscas na região. Até a semana passada, foram encontrados 29 corpos de prováveis vítimas de um confronto com índios durante a semana santa.
"Reconheço que a maioria dos índios vive em situação precária. Mas eles não mataram defendendo suas terras. Mataram por dinheiro, mordomia", disse Cassol, que teme um novo confronto entre garimpeiros e índios. "A única forma de resolver essa questão é prendendo os os responsáveis pelo massacre e regularizando a exploração mineral em área indígena. O governo federal deve ter uma participação direta, criando oportunidade para todos e repassando os royalties da extração para os índios, que não tem experiência para trabalhar com o garimpo".

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Cézar Nunes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.