Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO DISCUTE PROPOSTA PARA PLANO NACIONAL DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou hoje (26/04), com representantes de governos estaduais e municipais, da discussão de proposta para implantação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais (P2R2). A proposta, que está sendo elaborada desde agosto de 2003 por grupos de trabalho formados por técnicos do governo federal e de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, tem como objetivo reduzir riscos de acidentes com produtos químicos perigosos. "Os problemas são graves e, se não houver fragmentação dos esforços, as respostas a eventuais acidentes não serão adequadas", afirmou a ministra.
Marina Silva lembrou que problemas como o rompimento de uma represa com produtos tóxicos em Cataguases (MG), há um ano, e o depósito inadequado de produtos tóxicos em Sepetiba (RJ), estão sendo resolvidos em conjunto pelo governo federal e as administrações estaduais. A ministra informou que o governo estuda a criação de um fundo destinado a contenção de riscos ambientais especialmente os provenientes dos chamados sítios órfãos, geralmente locais abandonados por empresas falidas.
Participaram do encontro representantes dos ministérios da Integração Nacional, do Trabalho, dos Transportes, da Defesa, da Saúde e das Relações Exteriores, da Organização Pan Americana de Saúde (Opas) e do escritório regional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
O Ministério do Meio Ambiente também firmou uma parceria com o Pnuma a elaboração de um projeto para implementação em todo o país da Rede Apell (Conscientização e Preparação para Emergências no Plano Local). A implementação da rede auxiliará a implantação do P2R2. A representante do Pnuma, Cristina Montenegro, informou que já há redes Apell implantadas em 30 países. O foco é no treinamento de técnicos e tomadores de decisão de governos e do setor privado na preparação e de planos de ação.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.