Panorama
 
 
 

POLÍCIA FEDERAL VAI REFORÇAR EFETIVO EM RESERVA INDÍGENA DE RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

O superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Marco Aurélio Moura, anunciou que a partir de segunda-feira, será reforçado o efetivo de agentes na reserva indígena Roosevelt. Atualmente, cerca de 60 policias atuam na área, com extensão calculada de 2,7 milhões de hectares. “Não temos ainda o número exato de novos agentes na área. Mas será o suficiente para intensificar a vigilância e as buscas na mata”, acredita Moura.
Há 20 dias, um confronto entre índios e garimpeiros deixou 29 mortos na reserva. Ainda permanecem sem identificação 16 garimpeiros. Diante dos assassinatos, o governo federal deflagrou uma operação para, além de investigar o que aconteceu na reserva, a ação do crime organizado na área. Cerca de 350 funcionários de 22 órgãos atuam em Rondônia há 10 dias.
A Polícia Federal já interrogou 100 garimpeiros e seus familiares. Não há previsão para o depoimento dos índios acusados como autores das mortes.
Na próxima terça-feira, o procurador federal Daniel Farah e o delegado federal Mauro Spósito irão a uma das aldeias da reserva. De acordo com a Funai, o objetivo é sensibilizar os guerreiros a seguirem as orientações da fundação e da PF no sentido de evitar confrontos com garimpeiros e suspender as atividades de garimpagem, concentradas em três grotas espalhadas pela reserva.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Cézar Nunes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.