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PRIMEIRO GUIA DO CONSUMIDOR DO GREENPEACE NA CHINA TEM DANONE E HEINZ NA LISTA DE PRODUTOS SEM TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Pequim - China
Abril de 2004

Outros grandes nomes como Lay´s e Lipton estão entre as 78 marcas que se comprometeram a não vender alimentos geneticamente modificados no mercado chinês

Setenta e oito marcas de produtos alimentícios na China, o maior mercado consumidor de alimentos do mundo, se comprometeram oficialmente a não comercializar produtos geneticamente modificados. As marcas livres de transgênicos estão listadas no primeiro Guia do Consumidor do Greenpeace no país, lançado ontem. O comprometimento é reflexo da crescente rejeição dos chineses com relação aos transgênicos. Entre as empresas há nomes internacionalmente conhecidos, como Danone, Heinz, Lay's e Lipton.
"As indústrias se comprometeram porque os alimentos transgênicos são indesejados", disse Xu Lijun, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace na China, atualmente a bordo do navio Arctic Sunrise, com o qual está realizando sendo realizada a expedição “Brasil Melhor sem Transgênicos”. "Os produtos geneticamente modificados não trazem benefícios para os consumidores e, ao mesmo tempo, representam riscos de danos irreversíveis à saúde e ao meio ambiente. Já a soja convencional é consumida na China há mais de 5 mil anos", afirmou.
"A China é um dos maiores importadores da soja brasileira, por isso, nosso país deve estar atento a essa mensagem de rejeição, se não quiser perder mercado", afirmou Gabriela Vuolo, da Campanha de Engenharia Genética no Brasil, também a bordo do Arctic Sunrise. "A crescente rejeição dos consumidores chineses aos transgênicos e o lançamento do Guia do Consumidor como fonte de informação são mais uma prova de que o Brasil só tem a ganhar se mantendo livre de transgênicos", complementou.
A ação realizada em Paranaguá é parte da expedição contra os produtos geneticamente modificados que o Greenpeace está realizando pelo Brasil com o navio. Na terça-feira passada, dia 20, ativistas fizeram uma inspeção de biossegurança no navio Saturn V. O cargueiro estava sendo carregado com soja transgênica e não possuía documentação necessária informando que o produto era geneticamente modificado. Por isso, os ativistas rotularam o navio, pintando a palavra “transgênico” em seu casco.
A campanha brasileira faz parte de uma luta global do Greenpeace, intensificada nos últimos dias. O navio-símbolo do Greenpeace, Rainbow Warrior, depois de bloquear por mais de oito horas um carregamento de soja transgênica vinda dos EUA, foi preso hoje no Porto Kembla Harbour (Austrália). A ação visava impedir que o produto fosse descarregado em Melbourne, o que poderia contaminar a cadeia de alimentos na Austrália.

(1) O Greenpeace divulgou na semana passada os resultados da primeira pesquisa sobre a opinião dos consumidores na China continental com relação aos alimentos transgênicos. A maioria dos chineses entrevistados (87%) exige o direito à informação sobre os produtos com OGMs. E, se tivessem opção, 40% escolheriam comida não transgênica. Dos participantes, apenas 24% optariam pelos transgênicos.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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