Panorama
 
 
 

TRIBOS INDÍGENAS DIVERGEM SOBRE HOMOLOGAÇÃO
DA RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

O impasse sobre a forma de homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, divide não apenas o governo e o Congresso Nacional, mas tribos que vivem na região. Hoje, membros da tribo Macuxi, do município de Uiramutã, situado dentro da reserva, foram ao Palácio do Planalto cobrar do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, a homologação não contínua da reserva. Na semana passada, índios de outras tribos da reserva ficaram acampados em frente do Ministério da Justiça para pedir justamente o contrário: a demarcação contínua das terras da reserva.
Para os índios da tribo Macuxi, a homologação contínua vai impedir o desenvolvimento da região e acabar com conquistas já alcançadas pelos índios, como o acesso a estradas e aos principais municípios de Roraima. "Temos diversidade da produção. Queremos estrada melhor, para usufruir as coisas boas, tudo aquilo que os brasileiros sonham em ter. Uma vida boa, e nós somos índios, não somos diferentes", argumenta Tuxaua Messias Amazonas, líder político da tribo Macuxi.
Já as outras tribos alegam que a homologação contínua vai reconhecer o direito histórico dos índios de possuírem terras no país. "É a forma mais evidente do governo brasileiro demonstrar que reconhece seu compromisso com os povos indígenas", afirma documento entregue ao Ministério da Justiça na semana passada pelas Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), que reúnem tribos favoráveis à demarcação contínua.
Hoje, a Câmara dos Deputados aprovou parecer recomendando redução de 30% a área inicialmente prevista para homologação. O parecer estabelece ainda que ficarão de fora da reserva 15 quilômetros ao longo da fronteira, o município de Uiramutã e as plantações de arroz.
As tribos contrárias à homologação comemoraram a aprovação, uma vez que vivem da exploração de recursos como minério, arroz, feijão e ouro. Com a demarcação contínua pelo governo, a exploração das terras na reserva ficará proibida.
A reserva Raposa Serra do Sol tem 1,7 milhão de hectares e reúne a população urbana total de não índios de 665 pessoas, distribuídas nas cinco vilas localizadas na área (Surumu, Água Fria, Uiramutã, Socó e Mutum). A população indígena soma 14.719 pessoas que vivem em 148 aldeias das etnias Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang e Patamona.
A região está demarcada e declarada como terra indígena desde 1998. Parte dos índios defende a demarcação contínua das terras, mas o estado e algumas tribos temem perder a força de sua economia com a delimitação total das terras - uma vez que a área da reserva é quase do tamanho do Estado de Roraima.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Gabriela Guerreiro

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.