Panorama
 
 
 

ABATE DE JAVALIS É AUTORIZADO NO RIO GRANDE DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) Brasil
Abril de 2004

O Ibama autorizará a partir desta quinta-feira, 1, a captura e o abate experimentais de javalis no Rio Grande do Sul durante um ano com o objetivo de controlar a população do animal. O javali (Sus scrofa scrofa) tornou-se um problema para agricultura, a pecuária, os rebanhos domésticos e a vegetação nativa no estado.
Introduzidos no Brasil em 1992 como alternativa econômica, muitos javalis criados em cativeiro foram soltos e outros conseguiram escapar, formando grupos asselvajados. Esses grupos são encontrados atualmente em cerca de vinte e cinco municípios gaúchos, onde o abate será permitido. A experiência de um ano servirá para aferir a eficácia da medida que tem o apoio da comunidade científica e do setor agropecuário.
As regras estão na Instrução Normativa 25, publicada no Diário Oficial. A captura e o abate só poderão ser feitos por fazendeiros credenciadas no Ibama e nos limites de sua propriedade. O Ibama também permitirá que se formem equipes para a captura e o abate, desde que lideradas por guias colaboradores previamente treinados e habilitados. As equipes poderão atuar em todo o estado.
O abate será permitido apenas no local e deverá ser executado com meios físicos – sobretudo com arma de fogo. De acordo com a Instrução Normativa, os javalis não poderão ser transportados vivos. Fica proibida comercialização de produtos e subprodutos dos animais abatidos. As unidades de conservação federais, estaduais e municipais estão excluídas da Instrução Normativa.
A captura e o abate serão autorizados nos seguintes municípios: Aceguá, Arroio Grande, Arroio dos Ratos, Bagé, Bom Jesus, Cambará do Sul, Candiota, Caxias do Sul, Cerrito, Fagundes Varela, Herval, Hulha Negra, Ipê, Jaguarão, Jaquirana, Muitos Capões, Nova Prata, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Tereza, São Francisco de Paula, Vacaria e Viamão.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.