Panorama
 
 
 

COLÔMBIA CANCELA PLANOS DE FUMIGAR OS PARQUES DA AMAZÔNIA


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Abril de 2004

O governo colombiano anunciou na semana passada o cancelamento das fumigações com o herbicida glifosato nos parques nacionais do país. A ação teria como objetivo erradicar as plantações ilegais, principalmente de coca, na Amazônia colombiana. O governo estuda agora a possibilidade de erradicação manual das plantações ilegais e busca o apoio da cooperação internacional para seu financiamento.
Apesar de autorizados pelo Conselho Nacional de Entorpecentes há oito meses, os planos de fumigação enfrentaram a reação negativa de grupos ambientalistas e levaram à criação do Grupo pela Defesa dos Parques Nacionais da Colômbia e à realização de protestos no centro de Bogotá.
Segundo a organização não-governamental Amigos da Terra Colômbia, o plano poderia alcançar 28 das 47 reservas naturais do país - áreas de proteção e conservação da biodiversidade colombiana e responsável pelo fornecimento de água potável para grande parte da população. Além disso, os parques nacionais abrigam cerca de 800.000 colombianos em comunidades tradicionais indígenas, negras e de colonos.
Em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, a ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Sandra Suárez, declarou que o governo estuda alternativas às fumigações e não permitirá a destruição da diversidade ecológica ou a transformação dos parques em "santuários da ilegalidade". Segundo ela, as plantações ilegais representam uma ameaça real à conservação dos parques.
A possibilidade de fumigações, entretanto, parece não ter sido totalmente descartada. "Primeiro ensaiaremos outras alternativas. Caso nenhuma das alternativas previstas - como a erradicação manual ou os programas comunitários - funcionar; caso seja necessário e a pedido do Conselho Nacional de Entorpecentes, o governo terá que avaliar as outras alternativas", afirmou a ministra ao periódico.
Segundo estimativas oficiais as plantações de coca nos parques nacionais ocupam uma área de cerca de 6.000 hectares e representam pouco mais de um décimo da área de cultivo de coca e papoula do país.

Fonte: Amazônia ORG (www.amazonia.org.br)
Assessoria de imprensa (Daniela Kawakami)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.