Panorama
 
 
 

CONTENÇÃO DE DIQUES DA CATAGUAZES DE PAPEL É VISTORIADA UM ANO DEPOIS DE DESASTRE ECOLÓGICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) Brasil
Abril de 2004

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jelson Kelman, o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, e o superintendente estadual de Rios e Lagoas, Ícaro Moreno Jr., fazem amanhã uma vistoria nas obras de contenção dos diques da Indústria Cataguazes de Papel, em Minas Gerais.
Eles também vão sobrevoar os rios Pomba e Paraíba do Sul, um ano após o rompimento de uma barragem que fez vazar 1,2 bilhão de litros de rejeitos químicos. O desastre ambiental matou peixes e animais de grande porte em cerca de 21 fazendas da região e deixou sem água milhares de moradores de cidades no norte do Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Ibama constata que acidente da Cataguazes em Minas não oferece risco à população

Um ano depois do desastre ambiental provocado em Minas, pela Indústria Cataguases Celulose, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que as barragens rompidas não oferecem risco à população.
De acordo com relatório divulgado pelo gerente do Ibama de Minas Gerais, Roberto Messias Franco, a empresa Cataguases Celulose deverá dar manutenção e operação dos dois reservatórios.
O relatório indica que os maiores danos ambientais foram à fauna aquática nos cursos d’água Ribeirão do Cágado, rios Pomba e Paraíba do Sul. Além disso, houve perda da qualidade de água no período. De acordo com o Ibama, conseqüências do desastre ambiental só poderão ser avaliadas, ao longo do tempo, através de pesquisas nas bacias dos dois rios.
Os técnicos do Ibama elaboraram o relatório depois de vistorias realizadas na área atingida pelo rompimento da barragem de contenção de rejeitos da Cataguases de Papel, na Zona da Mata mineira, em março do ano passado.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristiane Ribeiro)
Com informações da Rádio Inconfidência.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.