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INPA LANÇA CAMPANHA PARA ESCOLHER NOME DE MAIS NOVO FILHOTE DE PEIXE-BOI

Panorama Ambiental
Manaus (AM) Brasil
Abril de 2004

“Peixe-boi sem nome não tem graça. Ajude a escolher o meu”. Este é o slogan da campanha que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) estará lançando no dia 1.º de abril, às 9:00 horas, na Ilha da Tanimbuca, Bosque da Ciência, com a finalidade de escolher um nome para o mais novo filhote de Peixe-boi nascido em cativeiro, sob a responsabilidade do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA).
O lançamento da campanha para a escolha do mais novo filhote de Peixe-boi no dia 1.º de abril, data em que o Bosque da Ciência completa nove anos, coincide com a Festa de Formatura da 10 ª turma do Projeto Pequenos Guias, coordenado pelo Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental do Instituto, financiado com recursos da Kodak.
O mais novo filhote de Peixe-boi amazônico (Trichechus Inunguis), o terceiro da mamãe Boo (o segundo foi natimorto) , nascido em 3 de fevereiro de 2004, terá o seu nome escolhido, através de uma campanha em que participam crianças e jovens de 7 a 14 anos, tal como ocorreu em 2002, quando o filhote da mamãe Tukano , nascido em 21 de fevereiro daquele ano, recebeu o nome de Tuã.
O Laboratório de Mamíferos Aquáticos do INPA, que estuda a espécie amazônica há 30 anos, possui, atualmente, 27 peixes-bois, seis dos quais são filhotes. O primeiro a nascer foi Erê, em 8 de abril de 1998, hoje com mais de cem quilos, o que vem comprovar o sucesso da reprodução da espécie, sob os cuidados dos pesquisadores.
Para participar da campanha que tem o patrocínio da Petrobras e apoio da Rede Amazônica e de todos os jornais locais, os interessados devem escolher um nome relacionado a um tema amazônico (pode ser de tribos indígenas, plantas, rios etc), com o devido significado, e depositar os cupons que serão disponibilizados nos jornais locais, Bosque da Ciência, site do INPA, Petrobras e Portal Amazônia.
Os cupons serão depositados em urnas que serão colocadas nos postos BR, sede do INPA, prédio-sede da Rede Amazônica e dos jornais participantes da campanha. A votação também poderá ser feita via Internet, através dos sites do INPA e Portal Amazônia. A campanha se estenderá até o dia 28 de abril, quando a comissão responsável pela escolha do nome deverá se reunir para definir o nome do vencedor.
O prêmio será um micro-computador, doado pela Petrobrás e uma viagem de ida e volta, com direito a acompanhante, saindo de Manaus para a maior província gaseífera do Brasil: Urucu, localizada na cidade de Coari (Amazonas). No dia 3 de maio, será anunciado oficialmente o nome escolhido para o filhote de Peixe-boi, no Bosque da Ciência.

Campanhas ajudam a garantir sobrevivência

A situação do Peixe-boi da Amazônia é muito delicada, por ser uma espécie ameaçada de extinção. Para garantir a sua sobrevivência na Amazônia, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos do INPA, o Instituto Mamirauá (Pa) e o Centro de Pesquisa e Preservação de Mamíferos Aquáticos, da Manaus Energia, na Vila de Balbina, em Presidente Figueiredo, Amazonas, vêm desenvolvendo estudos e projetos de conservação.
Há quatro anos, somando esforços para a proteção do Peixe-boi da Amazônia, nasceu a Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA), que também vem aglutinando forças para garantir a sobrevivência dos mamíferos aquáticos da Amazônia (peixe-boi, ariranha, lontra e os botos tucuxi e vermelho) e reunindo esforços contra a sua ameaça de extinção.
Entre os desafios enfrentados pelos institutos e a AMPA, está o resgate de filhotes órfãos, o manejo populacional, os estudos em estado natural, a promoção de programas de formação da consciência ambiental nas escolas e comunidades e as alternativas de sobrevivência aos moradores ribeirinhos, de forma a evitar que a sua captura tenha continuidade.
É comum a denúncia de peixes-boi abatidos no interior do Estado do Amazonas. A AMPA tem registrado relatos de filhotes de peixes-boi, que foram encontrados vagando sozinhos nos rios, provavelmente porque suas mães tenham sido mortas ao procurar águas rasas para dar apoio aos filhotes nos seus primeiros dias de vida.
Além disso, existem denúncias de que filhotes de peixes-boi costumam ser vendidos ou doados como presentes, para pessoas influentes em muitos municípios do Amazonas, enquanto suas mães são vendidas como carne, mixira e torresmos nos mercados. Animais de 60 a 200 quilos e, em torno de 7 a 10 palmos (1,4 a 2,0 m) são os mais comumente abatidos, conforme relatos.
As denúncias recebidas pela AMPA apontam para a importância de campanhas e demonstram que, embora não sejam suficientes – pois todo esse trabalho necessita da integração e apoio de entidades ligadas à conservação da fauna e do meio ambiente, da criação de unidades de conservação, além da proteção de áreas para alimentação e rotas migratórias para todos esses mamíferos aquáticos - auxiliam na formação ou no despertar de uma consciência ecológica.

Fonte: INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (www.inpa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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