Panorama
 
 
 

COMISSÕES ARTICULARÃO AÇÕES AMBIENTAIS DOS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2004

Decreto presidencial assinado ontem pelo presidente Lula cria comissões tripartites de meio ambiente em 14 estados para evitar sobreposições de competências entre as ações do governo federal, governos estaduais e prefeituras municipais, como por exemplo, em questões de licenciamento para execução de obras.
“Nós queremos, a partir desse esforço, evitar essa sobreposição de competências entre União, estados e municípios, porque isso de fato leva a muitas ambigüidades, muitas dificuldades. Quando existem esses conflitos, com justa razão, o Ministério Público acaba interferindo”, disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, hoje pela manhã, em entrevista ao canal NBR (TV a cabo da Radiobras).
A articulação entre os diferentes níveis de governo é um dos pilares da política ambiental do Governo Lula. Outra determinação do presidente é que os ministérios trabalhem de forma integrada, inclusive na execução de obras como a construção da BR 163 que ligará Cuiabá (MT) a Santarém (PA). O planejamento da rodovia está envolvendo os ministérios do Transporte, Meio Ambiente, Integração e Planejamento. “Há hoje uma determinação do presidente Lula de que os ministérios trabalhem conjuntamente, nós temos várias ações que estão sendo feitas em conjunto com outros setores de governo”, afirmou Marina Silva.
A ministra ressaltou à NBR que a integração permite que os problemas de impacto sócio-ambiental sejam considerados desde o início e possam ser equacionados antecipadamente. “Alguém faz uma hidrelétrica e de repente tem 15 mil famílias que precisam ser removidas. Quando se chega no licenciamento o ministério público diz que não se pode fechar uma barragem com 15 mil famílias dentro e o Ibama não tem como dar uma licença para se botar água em cima de 15 mil famílias. Cuidar desses aspectos antecipadamente é a lógica do presidente Lula”, explicou Marina Silva, ressaltando que “isso não significa que será dado o licenciamento "a priori", o processo de licenciamento correrá igualmente. A diferença é que os aspectos ambientais estarão sendo considerados no planejamento das obras”.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.