Panorama
 
 
 

GRUPO DE TRABALHO DO CONAMA SE REÚNE NA EMBRAPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2004

A Coordenação do Grupo de Trabalho do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que desenvolve proposta de resolução sobre procedimentos, padrões e requisitos para o uso agrícola do lodo de esgoto procedente de estações de tratamento de esgoto sanitário, da Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos, realiza a quarta reunião do grupo em 15 e 16 de junho de 2004, das 9h30 às 18h00, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A reunião irá definir os parâmetros para os metais pesados, para os patógenos e continuar a revisão do documento de condições de uso, gerenciamento do lodo, outros monitoramentos, responsabilidades, sistemática de licenciamento, infra-estrutura e seus anexos.
Na terça-feira, 15 de junho, na parte da manhã, Vanete Soccol, da Universidade Federal do Paraná apresenta a palestra "Análise de riscos para saúde humana e animal do uso de biossólidos em agricultura, contaminados com patógenos". Depois, João Batista Comparini, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aborda as "Considerações sobre limites de helmintos no lodo aplicado em agricultura". A seguir, Adriana Pires, da Embrapa Hortaliças(Brasília, DF) fala sobre os "Compostos orgânicos persistentes em lodo de esgoto e danos à saúde humana e animal". Logo após, os presentes discutem os temas. A tarde, dois subgrupos definem os parâmetros referentes a metais pesados e parasitos humanos que devem fazer parte da normatização para o uso do lodo na agricultura.
Na quarta-feira, 16 de junho, serão apresentados os trabalhos dos subgrupos com discussão sobre a redação destes temas na resolução Conama. A versão da proposta de resolução a ser discutida pode ser acessada através do link http://www.mma.gov.br/conama/processo.cfm?processo=02000.002533/2003-11.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.