Panorama
 
 
 

REVISTA SIMPOSIUM DA UICN ACEITA COLABORAÇÕES PARA EDIÇÃO EM PORTUGUÊS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2004

A revista Simposium do escritório regional para América do Sul da União Mundial para a Natureza é uma publicação que tem como objetivo promover a análise e a reflexão sobre temas socioambientais importantes para a América Latina. Esta revista é difundida principalmente na comunidade ambiental latino-americana (organizações não-governamentais, agências de governo, organismos internacionais, profissionais liberais). Nos números anteriores, a revista abordou temas como: gestão de águas, participação, descentralização, unidades de conservação e grupos humanos, comércio e meio ambiente, corredores biológicos. A última edição da revista em espanhol pode ser consultada em: http://www.sur.iucn.org/ces/index.cfm?toi=historico&numeroRevista=6
O escritório está preparando o primeiro número em português que analisará o tema de propriedade da terra. Na América Latina, algumas constituições incluíram o reconhecimento de direitos indígenas e de minorias étnicas e por tanto o reconhecimento das formas ancestrais de propriedade da terra. Na maioria dos países, os direitos de propriedade da terra nas comunidades locais e/ou indígenas são inalienáveis, indivisíveis, imprescritíveis e não hipotecáveis. Surgem algumas perguntas sobre o acesso, controle e uso dos recursos naturais existentes nestas terras comunitárias: Como a propriedade da terra afeta as estratégias de conservação de recursos naturais? Qual é o impacto da titulação de terras no aproveitamento delas ou na conservação dos recursos naturais existentes? A titulação de terras fomenta ou fomentou a conservação dos recursos naturais ou favorece uma exploração mais intensiva dos mesmos?
Finalmente, alguns países como Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile estão desenvolvendo iniciativas de conservação em terras privadas; algumas têm o apoio dos organismos multilaterais (Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial) e de organismos internacionais de cooperação (o fundo francês, a agência para o desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha, entre outras). Neste número procura-se relatar casos que documentem o contraste entre as iniciativas de conservação privada versus aquelas em terras comunitárias.
São aceitas três tipos de contribuições:
a) Artigo Central: artigo de tipo analítico que descreve um tema e proporciona exemplos de casos práticos. Pode conter até 4000 palavras no texto principal, uma foto e notas explicativas ao pé da página. Sugerimos escrever um resumo (com cerca de 300 palavras) que revele a natureza do artigo e dê ao leitor uma clara idéia do tema, suas conclusões, recomendações ou sugestões do autor.
b) Crônica: artigo que descreve experiências de campo de profissionais que trabalham com comunidades em projetos de conservação; ou que descrevem estudos de caso sobre o assunto principal da revista. Pode conter cerca de 1500 palavras e uma foto que acompanhe o texto.
c) Perfis: entrevistas com personagens pouco conhecidos na região, personagens que através de suas ações e liderança tenham contribuído com a eqüidade na conservação dos recursos naturais da América Latina.
As contribuições podem ser enviadas até 18 de junho de 2004. É importante que o estilo seja objetivo. Favor enviar fotos em qualidade digital, com os créditos e a descrição.
Para assinaturas, sugestões e contato, enviar mensagem para: ces@sur.iucn.org.
(Informações: UICN-Sur)

Fonte: Amazônia ORG (www.amazonia.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.