Panorama
 
 
 

COIAB FAZ OFICINA SOBRE BIODIVERSIDADE EM TERRAS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2004

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) está realizando uma oficina de trabalho com lideranças indígenas, governo e agências financiadoras para discutir a formulação e a implementação de um programa para a proteção e o uso sustentável da biodiversidade em Terras Indígenas. O evento, chamado Oficina Sobre Programa de Conservação e Proteção da Biodiversidade em Terras Indígenas do Brasil , começou nesta quinta-feira (5/2) e termina amanhã (7/2), em Brasília.
Hoje, (6/2) a Coiab entregou uma carta às autoridades presentes ao encontro, propondo ao governo a criação de um grupo de trabalho (GT) formal encarregado de elaborar um pré-projeto do que deverá ser o programa.
Segundo a presidente do Warã Instituto Indígena Brasileiro, Azelene Kaingang, uma das exigências que constam no documento é que o GT tenha representantes indígenas. “Nós queremos participar desde o início do processo, nas fases de elaboração, avaliação e execução”, diz Jecinaldo Barbosa, coordenador-geral da Coiab.
O assunto vem sendo discutido por instituições como o Instituto Socioambiental (ISA) desde a realização do seminário Avaliação e Identificação de Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia Brasileira, realizado na cidade de Macapá, em 1999, e onde foi identificado que parte significativa das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade estão localizadas em terras indígenas,
A Coiab vinha estudando há algum tempo a possibilidade de criar um programa mais amplo e que pudesse nortear a questão da proteção e do uso sustentável de terras indígenas. Com a oficina, pretende dar um passo importante para que seja aumentada a participação indígena dentro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), cooperação internacional que atua no Brasil por meio do Banco Mundial e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O ISA, o Ministério do Meio Ambiente (por meio do Programa ARPA), a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e The Nature Conservancy, foram convidados a participar do evento e colaborar na definição de uma proposta de como deve ser o processo de criação do programa.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Ticiana Imbroisi

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.