Panorama
 
 
 

BAHIA GANHA SETE NOVAS RESERVAS PARTICULARES

Panorama Ambiental
Salvador (BA) – Brasil
Março de 2004

A criação de sete novas áreas denominadas Reservas Particulares de Proteção Natural – RPPN’s, em território baiano eleva para 56 o número dessa categoria de Unidade de Conservação, de âmbito federal, existente no Estado.
As novas RPPN’s criadas na Bahia, são: Reserva Ecológica Rio Capitão, com área de 385,49 ha, localizada no município de Itacaré, no Bioma Mata Atlântica; Das Dunas, no município de Camaçari, com 78 ha, no Bioma Restinga; Mãe da Mata, no município de Ilhéus, com 13 ha, no Bioma Mata Atlântica; Serra Bonita III, no município de Pau Brasil, com 150 ha, no Bioma Mata Atlântica; Serra Bonita II, no município de Camacan, com 50 ha, no Bioma Mata Atlântica; Serra Bonita I, no município de Camacan, com 200 ha, no Bioma Mata Atlântica e, finalmente, Serra Bonita, no município de Camacan, com 800 ha, no bioma Mata Atlântica.
As portarias de criação das novas RPPN’s foram assinadas em Brasília na última sexta-feira (27) como parte das comemorações pelos 15 anos do Ibama, completados no último dia 22 de fevereiro. O ato contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente do Ibama, Marcus Barros. Na ocasião, foram criadas 24 RPPN’s em todo o Brasil.
A expectativa, segundo a responsável pelo Núcleo de Unidades de Conservação – NUC, Ana Santagelo, é que brevemente sejam criadas novas RPPN’s na Bahia, aumentando dessa forma o número de área protegidas no Estado. Atualmente, segundo ela, existem sob análise pelos setores competentes do Ibama em Brasília, cerca de 50 novos processos de criação de Reservas Particulares de Proteção Natural, sendo 39 no Bioma Mata Atlântica, 08 no Bioma Caatinga e 03 no Bioma Cerrado.
Atualmente a área total que se encontra protegida no Brasil através da implantação das RPPN’s é de 445.892,65 hectares. São ao todo 427 Reservas Particulares de Proteção Natural. Elas são áreas privadas e têm como objetivo conservar a diversidade biológica local. São classificadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Em seu interior podem ser desenvolvidas atividades como a pesquisa e a visitação, com objetivos recreativos, educacionais e turísticos.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.