Panorama
 
 
 

OBRA PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ENTRE SC E RS É AUTORIZADA PELO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

Foi expedida hoje a licença de instalação para a linha de transmissão em 230 kV, localizada entre os municípios de Campos Novos, em Santa Catarina, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A licença, assinada pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, é válida por dois anos e autoriza a companhia Etau (Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S/A) a erguer a linha de transmissão com cerca de 190 km de extensão, e que atravessará 12 municípios: Campos Novos, Celso Ramos e Anita Garibaldi, em Santa Catarina; e Pinhal da Serra, Capão Bonito, Esmeralda, Lagoa Vermelha, Caseiros, Santa Cecília do Sul, Água Santa, Mato Castelhano e Passo Fundo no Rio Grande do Sul.
Para a licença de autorização, o Ibama estabeleceu onze condições específicas para a proteção ambiental. O não cumprimento dessas condições implicará na suspensão da licença de instalação.
Conforme a licença, a Etau deverá, entre outras exigências, elaborar plano ambiental de construção, programa de compensação ambiental e programa de recuperação de áreas degradadas. A empresa deverá preservar integralmente áreas de patrimônio arqueológico e de comunidades indígenas.
A Etau deverá implantar um programa de comunicação social e de educação ambiental contemplando medidas de segurança quanto à prevenção e combate a incêndios e acidentes com ofídios. Nenhuma estrada ou acesso poderão ser abertos dentro de áreas de remanescentes florestais.
A licença de instalação da linha de transmissão entre Campos Novos e Passo Fundo é a 34ª expedida este ano. Ao todo o Ibama expediu 115 licenças para obras em todo o território. Além das licenças de instalação, foram expedidas 18 licenças prévias e 62 licenças de operação.
O valor do empreendimento, conforme declarado pela empresa no requerimento para obtenção de licença prévia, é de R$ 59 milhões. Para a execução da obra prevê-se a geração de 3.270 empregos diretos, entre engenheiros, topógrafos, ajudantes, motoristas, pedreiros e carpinteiros.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.