Panorama
 
 
 

USO DE “SOFTWARE LIVRE” CONSTITUI UMA REVOLUÇÃO, AFIRMA BRUNI

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Julho de 2004

O Comitê Gestor de Informática - CGI da CETESB esteve reunido nesta terça-feira (6/7) para discutir uma série de assuntos, entre os quais a questão do "software livre" que aponta uma nova tendência em aplicativos. O gerente do Setor de Suporte Tecnológico, Antonio de Castro Bruni, fez uma apresentação para os membros do comitê deixando em todos os participantes da reunião a impressão de que não exagerou o termo "revolução" utilizado em sua palestra.

Pedro Calado

Conforme a pauta da reunião, Bruni iria falar sobre "Software Livre - Uma revolução em curso" enfocando o que os especialistas já chamam com intimidade de SL, ou "softwares livres", que já preocupam a gigante do setor que é a Microsoft, que até o momento lidera o mercado de programas e aplicativos na área da informática.
Além das vantagens para os usuários, a migração dos programas e sistemas para o SL é uma determinação do Governo do Estado que, por meio da Resolução CC-52, de 23 de junho passado, editada pela Casa Civil, determina o uso de "softwares livres", exigindo justificativas devidamente fundamentas para emprego de "softwares proprietários". Nessa mesma circular, segundo Bruni, o governo informa que o "WebMail" está sendo adotado como alternativa de correio eletrônico para

todos os 700 mil servidores do Estado. Isso significa que todos terão uma caixa postal que poderá ser acessada de qualquer ponto.
Na CETESB, o Departamento de Tecnologia da Informação - AI desenvolveu uma estratégia para a substituição de "softwares" neste ano prevendo a adoção do OpenOffice como ferramenta de escritório em substituição ao MS-Office à medida em que novas máquinas forem sendo colocadas em uso; a migração para o servidor "proxy" (um aplicativo de rede que evita invasão de "hackers" e vírus; a migração do correio eletrônico MS Exchange para o WebMail.
O gerente do AI, Dirceu Matheus Júnior, garantiu que, para os usuários da área administrativa, a mudança deverá transcorrer sem problemas, sem grandes alterações na rotina. Para os demais usuários, o CGI vai definir estratégias de treinamento e de divulgação, para que a migração seja feita de forma tranqüila e segura.

O "software livre"

O "software livre", ou SL, é o sistema cujo uso é inteiramente livre, permitindo a modificação de código e a customização (personalização), a realização de cópias e a sua distribuição. Isto significa que não é preciso comprar e nem renovar licença, sendo permitido efetuar cópias e passar para frente.
O princípio do SL partiu de Richard Stallman que, em 1984, desenvolveu o sistema Unix, baseado no sistema Multics, criado na década de 70. Foi Stallman que proferiu a seguinte frase: "O que de graça você recebe, de graça deverá ceder". O sistema foi declarado de "código aberto", mas não pode ser comercializado, nem mesmo por seu criador, por uma séria de questionamentos e interesses que estavam em jogo. Mais tarde, em 1991, Linus Torvalds criou um sistema operacional, batizado de Linux, que hoje é sinônimo de "software livre".

Filosofias opostas

O SL opera com o requisito de que o "hardware" deve ser mínimo e otimizado, preocupando-se com o valor do custo associado, defendendo ainda a integração com qualquer outro aplicativo e periférico e o desenvolvimento descentralizado e gratuito. O princípio do SL é de que qualquer pessoa pode ajudar no desenvolvimento, com controle de versões centralizado e códigos testados.
Os "softwares pagos", por seu lado, seguem uma filosofia oposta, sem preocupação com o custo do "hardware" associado, promovendo a integração somente com os seus produtos ou de seus parceiros, mesmo assim sem oferecer a necessária garantia. No caso dos "softwares pagos", o desenvolvimento é centralizado em uma equipe contratada com número finito de pessoas trabalhando no desenvolvimento e na manutenção dos aplicativos.
Uma frase que resume de forma objetiva essa visão distinta de mercado é: "Se você programa pensando em mostrar seu talento para ser contratado, você faz o melhor que pode; mas se você programa pensando que daqui a um ano vai ter que vender uma nova versão do 'software', então você tem que deixar motivos para as pessoas comprarem a nova versão - o 'software' não pode ser o melhor possível". A frase é de Robert Chassell, respeitado especialista da área.

Características do Linux

Segundo o palestrante, o sistema Linux possui características que se traduzem em vantagens. Entre elas, enumerou:
- Não precisa de processador potente para funcionar.
- Novas versões são sinônimo de mais facilidades, maior compatibilidade, maior rapidez.
- Não é requerido pagamento pela licença para seu uso.
- Acessa sem problemas discos gerados em outros sistemas.
- Não existem vírus para o Linux.
- Suporte nativo para TCP/IP, não depende de "Winsock".
- Roda aplicativos Windows através do "Wine" ou do "CrossOver".
- Roteamento estático e dinâmico.
- "Proxy" tradicional ou transparente.
- Permite montagem de servidores para Web (Apache), E-mail (SendMail, WebMail), News etc.
- Suporte a diversos dispositivos e periféricos.
- Há uma enorme rede de usuários que se comunicam trocando informações, ajudando a resolver problemas etc.
- No Linux, o setor de "boot" normalmente é criado por um gerenciador de inicialização (um programa que permite escolher qual sistema operacional será iniciado - "dual boot").
- Essa propriedade possibilita criar ambientes de testes com diversos sistemas operacionais numa única máquina.

Fonte: Cetesb – agência ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Olivette)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.