Panorama
 
 
 

A COMUNIDADE É QUE FAZ A FESTA NO ANIVERSÁRIO DO PARQUE DO GUARAPIRANGA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Abril de 2004

Pedro Calado/SMA
Aproximadamente cinco mil pessoas comemoraram no último domingo (4/4), o quinto aniversário do Parque Ecológico do Guarapiranga, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo, num dia repleto de atividades, como o torneio de futebol, rodas de capoeira, apresentações teatrais e musicais e distribuição de mudas, além de uma caminhada ecológica pelas trilhas do parque.
Cleide Cercal, freqüentadora assídua do Guarapiranga há um ano, diz adorar o local para caminhadas. “É um lugar para relaxar e esquecer dos problemas”, explica a moradora do Bairro de Piraporinha, situado a vinte minutos do Parque Ecológico.
Segundo Marco Antônio Lucena, diretor do parque, a festa de aniversário apenas marcou as atividades que acontecem rotineiramente, todos os finais de semana.

“Nada de novo aconteceu hoje, só reunimos os colaboradores que fizeram este local dar certo como espaço de lazer e de preservação do meio ambiente. Os grupos que se apresentaram são nossos parceiros nesses cinco anos”, enfatizou.
Logo no início da manhã aconteceram os jogos de futebol. O campeonato do parque reúne 16 equipes, disputando com garra o título de campeã. Fora os jogadores, também marcaram presença os 50 atletas da Equipe Correr, que treinam rotineiramente no parque para maratonas.
João Gabriel Bruno, chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, fazendo uma saudação aos presentes salientou que o Parque Ecológico do Guarapiranga tem um diferencial, que é “unir lazer e educação ambiental no mesmo espaço”. E concluiu: “É impossível o freqüentador do parque não refletir sobre o problema da água e não se tornar um fiscal dos nossos mananciais”.
Em meio à extensa programação, duas peças teatrais encantaram os presentes: a primeira foi o monólogo “As mãos de Eurídice”, com o ator Edivaldo Barbosa, e a segunda “A brevidade colorida de uma bolha de sabão”, encenada pelo grupo Muito Além da Estrada da Luz, que se apresenta há dois anos no parque, reunindo em seu elenco moradores da região.
Para os atores, a experiência no Parque Ecológico do Guarapiranga traz um grande retorno pessoal. Eles relatam a importância de se levar cultura para pessoas que, na sua maioria, não conseguem sair do próprio bairro. “O parque tem um respeito especial com as artes, reservando um espaço apropriado para apresentações teatrais ou espetáculos de música”, lembra Sabrina Cairos, coordenadora do grupo teatral.
A diretora geral do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito, órgão ao qual o parque está vinculado, ressaltou que a Secretaria do Meio Ambiente administra 92 parques em todo o Estado, e explicou que essas áreas são, na realidade, de toda a sociedade. “O Parque Ecológico do Guarapiranga é uma iniciativa que emociona a todos, pois ele serve à comunidade, com momentos de lazer, e esta retribui tornando um agente na preservação ambiental da área e principalmente da represa”, concluiu.
Em meio às inúmeras atividades que se sucediam, um freqüentador muito especial esteve presente na festa: Saulo Gomes Fonseca, de quatro anos, que conheceu o parque ainda no seu carrinho de bebê e aprendeu a andar nos corredores repletos de flores do parque.
Para Saulo, o local “é da hora”, pois pode brincar e soltar pipa. Sua mãe, Alessandra Gomes da Silva, residente no Parque Novo Santo Amaro, disse que “ já viveu muitos momentos agradáveis no parque, desde a sua inauguração, e que seu filho adora o local”.
Um momento especial marcou o dia. A apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, do Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras, que executou, sob a regência do maestro Rui Torneze, o Hino Nacional Brasileiro e o Parabéns a Você, em homenagem ao parque, além de outras canções do repertório popular.
Andréia Aparecida Ferreira, moradora no Bairro do Capão Redondo, resumiu: “o parque é um espaço em que, a custo zero, toda a família pode se divertir. Eu estou acompanhada de minha mãe e avó, vamos aproveitar o dia vendo as peças de teatro e ouvindo música. A festa para nós foi um sucesso.”

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Couto)
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.