Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO ANALISA ÍNDICES DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e do Meio Ambiente, Marina Silva, participaram na manhã de hoje (6), em Brasília, da abertura do II Seminário Técnico-Científico de Análise dos Dados Referentes ao Desmatamento na Amazônia Legal.
O seminário reúne técnicos do governo, instituições de pesquisa e organizações não-governamentais para discutir os índices do desmatamento na Amazônia. Amanhã, depois de uma reunião com a presença dos ministérios envolvidos no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, o Governo anunciará os índices de 2002/2003, calculados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O anúncio será feito conjuntamente às ações desenvolvidas e propostas para reduzir os índices.
No mês passado, o Governo lançou o plano para combater o desmatamento ilegal na Amazônia, envolvendo 12 ministérios em atividades de fiscalização, licenciamento ambiental, instrumentos de crédito rural, ordenamento territorial e planejamento estratégico para obras de infra-estrutura. Segundo Marina Silva, o plano apresentado foi fruto do trabalho iniciado no primeiro seminário, realizado no ano passado. "O combate ao desmatamento ilegal na Amazônia terá que ser um esforço não apenas do governo, mas das instituições, da sociedade e de cada pessoa individualmente", afirmou.
O ministro Eduardo Campos afirmou que o seminário tem grande importância para consolidar questões bastante relevantes para o país e permite que a sociedade participe inclusive na busca de soluções para o problema do desmatamento. O programa espacial também foi lembrado como importante componente no monitoramento do desmatamento na Amazônia. O satélite sino-brasileiro CBERS 2, lançado em outubro passado, é o responsável pela geração das imagens de toda a região.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (http://agenciact.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.