Panorama
 
 
 

AGU RECORRERÁ CONTRA LIMINAR QUE SUSPENDE ITENS DA DEMARCAÇÃO DE RESERVA INDÍGENA EM RORAIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2004

A Advogacia-Geral da União (AGU) vai recorrer a decisão da primeira Vara da Justiça Federal de Roraima que suspende alguns itens da portaria nº 820/ 98 sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol.
A liminar do Juiz Helder Girão Barreto suspende, por exemplo, a proibição de entrada e a presença de pessoas em estabelecimentos rurais e urbanos dentro da área. O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes Pereira, disse que procuradores do órgão também vão recorrer a decisão. Ele considera que a decisão do juiz Helder Girão Barreto merecia mais reflexão. "Na própria argumentação que o juiz dá ele se refere a criação de um grupo de trabalho, necessidade de uma reflexão maior. De repente ele vem com uma decisão extemporânea", disse."Achamos que era preciso mais serenidade para a homologação da Raposa Serra do Sol se faça do melhor modo preciso", acrescentou.
O governo já anunciou que a reserva indígena Raposa Serra do Sol, de 1,751 milhões de hectares, será homologada de forma contínua. O processo só será concluído após a elaboração de uma série de medidas legais e jurídicas para viabilizar a regularização fundiária de Roraima.
A homologação é o último passo para que as terras sejam destinadas apenas aos índios. Vivem hoje na reserva 14.719 índios em 67 núcleos rurais. De acordo com o Ministério da Justiça, na reserva há 665 não-índios distribuídos em cinco vilas (Surumu, Água Fria, Uiramutã, Socó e Mutum). Essas pessoas deverão deixar as terras após a homologação.

Fonte: Amazônia ORG (www.amazonia.org.br)
Luciana Vasconcelos
Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.