Panorama
 
 
 

GOVERNO INICIA REVITALIZAÇÃO DO PARQUE VILLA-LOBOS COM APOIO DA INICIATIVA PRIVADA


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasi
Março de 2004

José Jorge/SMA
O governador Geraldo Alckmin anunciou, neste domingo (7/3), uma boa notícia para a população da cidade de São Paulo. O Parque Villa-Lobos, situado na Zona Oeste da Capital, será revitalizado com a ampliação da sua área verde e melhoria de sua infra-estrutura. O trabalho será possível graças às parcerias que foram firmadas entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA, e a Companhia de Gás de São Paulo - Comgás e a Cooperativa Agropecuária Holambra.
Serão investidos R$ 1,8 milhão, dos quais R$ 800 mil serão financiados pela Companhia de Gás de São Paulo – Comgás e o restante pelo governo do Estado. A Cooperativa Agropecuária Holambra participará com o serviço de recuperação de 77 floreiras.
Outros convênios deverão ser celebrados, sendo um com a Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, que destinará recursos em troca de uma área do Estado contígua ao parque para a construção de uma estação da Linha 4.
O secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, a assinatura dos convênio marca o início da revitalização do Parque, cuja primeira fase tem prazo de execução prevista de seis meses. Goldemberg salientou que a recuperação do Villa-Lobos faz parte de um programa de melhoria de todos os parques do Estado. "Numa cidade como a nossa, onde o cinza predomina na paisagem, é fundamental oferecer áreas verdes para a população", salientou.
A primeira etapa da proposta de revitalização para o Parque, transferido para a administração da Secretaria do Meio Ambiente pelo Decreto n.º 48.441, de 9 de janeiro de 2004, prevê a realização de intervenções voltadas para a manutenção dos equipamentos e melhorias na área, a serem realizadas com os recursos da Comgás. Para o presidente em exercício da Comgás, Roberto Lage, a assinatura do convênio faz parte da política de investimentos sociais da companhia. "A Comgás se interessa e colabora para melhorar a qualidade de vida da comunidade onde atua", disse Lage.

Já o presidente da Cooperativa Agropecuária Holambra, Leo Riet Jens, reforçou que a parceria firmada com a SMA constitui um dos meios pelo qual a cooperativa colabora com a comunidade, considerando que o seu produto é a natureza. Riet Jens explicou que "esta não é a primeira vez em que a Holambra colabora com programas ambientais e com certeza não será a última".
A segunda fase do projeto prevê obras de drenagem no terreno para viabilizar a implantação de novos jardins e a recuperação das áreas que já possuem maciços de vegetação, além da recuperação ou substituição dos equipamentos existentes.
Para Helena Carrascosa, diretora do Departamento de Projetos de Paisagem da SMA e coordenadora do projeto de revitalização do Parque Villa-Lobos, as

José Jorge/SMA

parcerias são peças fundamentais para o bom andamento de um programa.
"O Projeto Pomar, que recupera as margens do Rio Pinheiros, é um exemplo bem sucedido de trabalho conjunto entre o Governo e a sociedade", explicou.
Ainda durante o evento, o governador Alckmin anunciou a criação e o funcionamento do Conselho de Orientação do Parque Villa-Lobos, indicando o nome do ex-secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, para presidi-lo. O órgão terá o objetivo de promover o gerenciamento participativo e integrado da área, para otimizar o seu uso.
O conselho terá a participação de três representantes do Governo do Estado, indicados pelas secretarias do Meio Ambiente, Juventude, Esportes e Lazer e Cultura; e três representantes da sociedade civil, contemplando organizações não-governamentais ambientalistas ou representativas dos moradores e de empresas, com atuação comprovada na região.
Está prevista, ainda, a participação de um representante da Subprefeitura de Pinheiros, da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Ao final da manhã, o governador assistiu a uma aula de ginástica com os alunos de Jou Ell Jia, especialista em medicina chinesa e práticas corporais meditativas.

O Parque Villa-Lobos

Situado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, próximo à Marginal de Pinheiros e à CEAGESP, o Parque Villa-Lobos possui uma área de 732 mil m2, dos quais 350 mil m2 estão abertos ao público. Sua área arborizada é de 140 mil m2 e 160 mil m2 são ocupados por gramados e canteiros ajardinados.
Freqüentado por aproximadamente três mil pessoas nos dias de semana, o parque chega a receber 20 mil visitantes nos sábados e 30 mil nos domingos e feriados. Grande parte dos freqüentadores é atraída pela pista de “cooper” com três mil metros sinalizados e pela ciclovia com 1.650 metros pavimentados. Além disso, o parque abriga dois “playgrounds”, 29 nove quiosques, lanchonete, um conjunto com duas salas para eventos e estacionamento com 1000 vagas.
Possui, ainda, um anfiteatro aberto com 450 lugares; um campo de futebol gramado; um campo de futebol de areia; três campos de futebol de terra; duas quadras de vôlei de areia; duas quadras poliesportivas; uma quadra de basquete; uma quadra de futsal; sete quadras de tênis; quatro tabelas de "street basketball" e 16 aparelhos de ginástica.
Por apresentar grande área plana e caminhos nivelados, o Parque Villa-Lobos se apresenta como uma alternativa para pessoas com deficiências físicas, inclusive os usuários de cadeiras de rodas.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Cris Couto e Eli Serenza
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.