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ONGs DA AMAZÔNIA LANÇAM UM PROTESTO CONTRA PATENTE DO CUPUAÇU

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Março de 2004

Como alguém pode se apropriar do nome de uma fruta? Esta pergunta reflete a indignação das comunidades tradicionais da Amazônia contra o registro comercial do nome cupuaçu como marca da empresa japonesa Asahi Foods. Em 2003, o GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) conseguiu entrar com um processo judicial na justiça japonesa para contestar a patente do cupuaçu e defender o patrimônio cultural dos povos da floresta. (1)
Em abril de 2003, organizações da Amazônia, incluindo GTA, Amazonlink e Greenpeace, protestaram contra o registro comercial do nome cupuaçu, que prejudica pequenos exportadores da fruta na Amazônia. A tradicional Festa do Cupuaçu, que é realizada todos os anos na cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, foi palco do lançamento da campanha contra a biopirataria, liderada pelo GTA.
"O objetivo da campanha é alcançar uma legislação brasileira adequada na defesa dos conhecimentos tradicionais e indígenas, como receitas ou sementes crioulas", explicou Adilson Vieira, secretário-executivo do GTA. "Queremos que o Brasil adote uma postura firme contra o patenteamento da vida nos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Nações Unidas".
"A Amazônia Brasileira possui uma biodiversidade tão grande que é muito pouco conhecida. É inaceitável que nosso patrimônio continue a ser explorado sem que os benefícios sejam revertidos para as populações tradicionais, que mantém a integridade da floresta", disse Paulo Adário, coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace.

(1) A Rede GTA é uma união de 513 entidades dos povos da floresta - seringueiros, pescadores, povos indígenas, agricultores familiares, castanheiros, quebradeiras de côco, babaçu, ambientalistas, mulheres ou de assessoria - que desde 1992 defende a adoção de políticas públicas de desenvolvimento justo e sustentável na Amazônia Brasileira. Mais informações sobre a campanha contra a biopirataria podem ser obtidas no site da Amazonlink (www.amazonlink.org/biopirataria). Os internautas podem participar enviando cartas de apoio à campanha para a Asahi Foods, condenando a patente do nome cupuaçu.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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