Panorama
 
 
 

VAZÃO DE RESERVATÓRIOS DO PARAÍBA DO SUL É REDUZIDA PARA EVITAR RACIONAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasi
Março de 2004

Dois reservatórios localizados na cabeceira do rio Paraíba do Sul vão armazenar mais água para abastecimento da população - inclusive da cidade do Rio de Janeiro - durante o período seco que vai de maio a setembro. A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a redução temporária da vazão liberada pelos reservatórios de Santa Branca (Light), localizado no município de Santa Branca (SP) e de Jaguari (Cesp), em São José dos Campos (SP). Os dois são responsáveis por 25% da capacidade de armazenamento de água da bacia.
Em articulação com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a ANA autorizou redução da descarga mínima do aproveitamento

de Santa Branca de 40m3/s para até 34m3/s e de Jaguari de 10 m3/s para até 7m3/s. Cerca de 200 empresas na parte paulista do Vale do rio Paraíba do Sul já foram informadas desta operação diferenciada dos reservatórios.
O objetivo do controle técnico de vazão é aumentar o nível de armazenamento das águas de forma a garantir o abastecimento, evitando o racionamento no período seco. A modificação nas regras de operação dos reservatórios foi solicitada pelo Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap).
A redução será gradual e terá avaliações periódicas dos impactos que a medida ocasionará sobre a qualidade da água e sobre os diversos usos. O trabalho envolverá a ANA, o ONS, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Estado de São Paulo (CBH/SP), o Departamento Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas do estado do Rio de Janeiro (Serla). Também acompanham as avaliações, as empresas responsáveis pelos reservatórios, o Ceivap e a Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
ASCOM

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.