Panorama
 
 
 

ACORDOS INTERNACIONAIS SÃO PRIORIDADE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE EM 2004

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2004

A negociação para a implementação dos acordos internacionais assinados a partir da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Rio-92) é uma das prioridades da agenda internacional do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2004. De fevereiro a abril, o MMA participa de três encontros globais: a sétima conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-7), em Kuala Lumpur; a reunião de governantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente(PNUMA), na Coréia do Sul; e a reunião da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU (CDS), em Nova York.
A COP-7 da Convenção da Diversidade Biológica está sendo realizada até 20 de fevereiro e tem como temas principais o papel das áreas protegidas na preservação da biodiversidade, a repartição de benefícios para populações tradicionais e a biodiversidade em montanhas.
A Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (CDS) foi criada em 1992, para assegurar o prosseguimento dos acordos realizados durante a Rio-92. A CDS monitora acordos nos níveis local, regional e internacional. Na última reunião da comissão, em 2003, foi decidido que o trabalho terá ciclos multi-anuais nos quais o primeiro ano é dedicado ao planejamento de ações e o segundo à implementação. O primeiro ciclo, que começa em 2004, tem como temas água, saneamento e assentamentos humanos.
Embora a CDS seja um fórum ambiental, tradicionalmente, há interface com outras áreas. Em função disso, durante a reunião de 2003, a ministra Marina Silva propôs a participação de ministros das áreas temáticas nas reuniões da CDS.
A reunião de governantes do PNUMA é realizada em conjunto com o Fórum Global de Ministros de Meio Ambiente e, como a reunião da CDS, tem como temas centrais as questões da água, saneamento e assentamentos humanos. Durante as reuniões do PNUMA, que têm a presença, em média, de 120 ministros de Meio Ambiente, são discutidas questões estratégicas como a relação entre comércio e meio ambiente além de possibilitar discussões sobre as posições dos diversos grupos de atuação nos futuros fóruns multilaterais.
COP-7 Convenção da Diversidade Biológica Kuala Lumpur – Malásia 09-20/02
Conselho de Governantes do PNUMA Jeju – Coréia do Sul 29-31/03
Comissão de DesenvolvimentoSustentável Nova York – Estados Unidos 14-30/04

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.