Panorama
 
 
 

ÍNDIOS CONTRÁRIOS À HOMOLOGAÇÃO DE RAPOSA SERRA INVADEM NOVAMENTE SEDE DA FUNAI EM RORAIMA

Panorama Ambiental
Boa Vista (RR) - Brasil
Maio de 2004

Um grupo de 200 indígenas contrários à homologação da TI Raposa Serra do Sol, em área contínua, invadiu as 11h40 de hoje, 10/5, a sede da Fundação Nacional do Índio, em Boa Vista. Eles querem audiência com o presidente Lula da Silva para pedir a redução da terra indígena, proposta defendida pelo governo do Estado, plantadores de arroz e a bancada federal de Roraima.
Essa é a segunda invasão da Funai em Boa Vista no período de quatro meses. A primeira aconteceu no dia 6 de janeiro, mesma data em que foram fechadas as rodovias federais de acesso a Boa Vista, invadida a Missão Indígena Surumu e seqüestrados três missionários católicos da Ordem Consolata.
Os indígenas que invadiram a Funai nas duas ocasiões fazem parte da Sociedade para o Desenvolvimento dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur) e a maioria pertence à aldeia Contão, local do cativeiro dos missionários por 60 horas.
A invasão coincide com a data da audiência de 25 lideranças indígenas de todo o Brasil com o presidente Lula para tratar da homologação da TI Raposa Serra do Sol e os rumos da política indígenista do atual governo.
A primeira audiência de indígenas com Lula da Silva acontece após dezesseis meses de governo. A reunião foi reivindicada no Acampamento Terra Livre, organizado por 33 povos indígenas de todo o Brasil, de 15 a 20 de abril na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A audiência foi negociada pela Frente Parlamentar de Defesa dos Povos indígenas no dia 19 de abril, quando um grupo de 170 índios do Acampamento Terra Livre decidiu ocupar o Plenário e o Salão Verde do Congresso Nacional.
Não está descartada a possibilidade de que o movimento iniciado hoje possa ganhar força com a participação de setores empresariais, latifundiários, pecuaristas e a classe política de Roraima, que constantemente chama a sociedade para reagir contra os direitos indígenas.

Fonte: CIR – Conselho Indígena de Roraima (www.cir.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.