Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE RECEBE SEMANA QUE VEM NOVO PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Julho de 2004

O Ministério do Meio Ambiente receberá na próxima semana a revisão do estudo de impacto ambiental do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo ministro interino do Meio Ambiente Cláudio Langoni, durante a realização do Seminário Sobre Recursos Hídricos, que termina amanhã (16) no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para Langoni, o projeto tem condições de prosperar nas negociações com o Comitê da Bacia do São Francisco, que serão concluídas no final deste mês, porque foi formulado com conceito diferenciado do projeto original. O projeto, além de prever o equilíbrio entre o projeto de transposição e o compromisso com a revitalização da bacia, sugere a realização de um trabalho de zoneamento territorial para se evitar a especulação imobiliária das terras da região, em função da valorização com os canais de transposição, e uma garantia da água chegar à torneira do cidadão. “Muitas vezes nós tivemos situações de obras como essa que não se preocuparam com os sistemas distribuição, não cumpriram o seu objetivo e deram insustentabilidade aos recursos que foram aplicados”, afirmou.
Cláudio Langoni disse que o governo retirou neste atual projeto todos os elementos que criaram algum nível de conflito com a proposta anterior, como no caso da construção de usinas hidrelétricas, e a transposição do Rio Tocantins para o São Francisco, passando pela área do Jalapão. O ministro interino ainda não tem o cálculo do custo do novo projeto. O anterior ficava em torno de US$ 20 bilhões.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Norma Nery

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.