Panorama
 
 
 

FUNCIONÁRIOS DA FUNASA NO MARANHÃO CONTINUAM REFÉNS DOS ÍNDIOS GUAJAJARAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2004

São Luís - Dois funcionários da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) de São Luís continuam mantidos como reféns dos índios Guajajaras, no interior do estado, há nove dias. Eles estão em duas aldeias no município de Grajaú a 600 quilômetros de São Luís. Para liberar os reféns, os Guajajaras estão exigindo verbas para assistência médica que estão em atraso.
O Coordenador da Funasa no Maranhão, Zenildo Oliveira dos Santos, disse hoje que já tem o dinheiro mas não tem como fazer o pagamento porque os funcionários estariam com medo de ir até as aldeias. Os funcionários reféns Paulo Roberto Borges de Araújo, de 44 anos, e Hamilton Costa Abreu, de 42 anos, viajaram a serviço da Funasa no último dia 8 deste mês.
Para libertá-los, os Guajajaras querem seja assinado um convênio assegurando que os pagamentos da Funasa sejam repassados diretamente para uma associação de saúde formada pelos próprios índios.
A Coordenação da Funasa no Maranhão informou na tarde de hoje que não há como firmar o convênio, depois que auditorias descobriram desvio do dinheiro repassado pela Fundação Nacional de Saúde para a Ongs. A Coordenação do órgão informou ainda que a Justiça Federal determinou a suspensão de novos contratos e determinolu que a própria Funasa execute as ações de saúde nas aldeias.
Já foi solicitada a ajuda da Polícia Federal e da Funai de Brasília para que seja enviada ao Maranhão uma equipe de pessoas experientes nesse tipo de negociação.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Silva Diniz

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.