Panorama
 
 
 

ORGANIZAÇÃO INDIGENISTA SE DEFENDE DE ACUSAÇÕES DA FUNASA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2004

O Conselho Indigenista do Vale do Javari (CIVAJA) rebateu as acusações de irregularidades divulgadas pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em nota de esclarecimento noticiada pelo Jornal Nacional em primeiro de junho. O CIVAJA responsabilizou a Fundação pelo não-fornecimento de apoio técnico a seus conveniados e culpou-a por tentar transferir a responsabilidade pela gestão das políticas de saúde indígena para a região do Vale do Javari.
Na nota, são acusadas sete organizações não-governamentais com as quais a instituição mantinha parcerias para a prestação de assistência médica às comunidades indígenas. As irregularidades foram detectadas, de acordo com a Fundação, em uma série de auditorias preventivas, realizadas em 2003 nas entidades parceiras. Apesar de não dispor de condições ou instrumentos legais que permitam a atuação direta para evitar as conseqüências da descontinuidade dessa assistência médica, a Funasa decidiu adotar procedimentos administrativos mais rigorosos, incluindo a não-renovação destes convênios.
A Funasa declarou ainda que o convênio com o CIVAJA não deverá ser renovado, uma vez que já há um termo de ajustamento de conduta na área do DSEI (Distrito Sanitário Especiai Indígena) da região, que não está sendo cumprido.
O CIVAJA se defendeu, alegando problemas de gestão e relação com a Funasa, como a falta de treinamento e capacitação da equipe, a imposição de condutas e cobranças e não-cumprimento e o descaso por parte da instituição com as responsabilidades previstas no termo de ajustamento de conduta.
A denúncia se torna ainda mais grave ao analisar as conseqüências da suspensão do atendimento médico na área de atuação da CIVAJA - o Vale do Javari, no Amazonas. Uma epidemia de hepatite devasta a área e, de acordo com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, pode dizimar, em até 20 anos, a população da segunda maior reserva indígena do país.

Fonte: Amazonia.org (www.amazonia.org.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.