Panorama
 
 
 

DIMENSÃO HUMANA É O GRANDE DESAFIO DAS POLÍTICAS PARA A AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

27/07/2004 - Na abertura da 3ª Conferência Científica do LBA (Large Scale Biosphere Atmosphere Experiment in Amazonia/Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Cylon Gonçalves, destacou que a dimensão humana é o grande desafio na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
“Há uma população nativa que ocupa a Amazônia há milhares de anos e que corre sérios riscos à medida que a região, considerada a última fronteira do País, é incorporada à economia brasileira. A Amazônia não é um laboratório, mas um lugar com seres humanos”, declarou Cylon.
O secretário, que representou Eduardo Campos na mesa de abertura do evento, transmitiu aos presentes o interesse pessoal do ministro da Ciência e Tecnologia pelas questões da Amazônia. "O ministro não pôde comparecer à conferência, por estar integrando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem ao continente africano", ressaltou.
Como ex-cientista, o secretário disse que compreende o fascínio exercido pelo LBA. “Conheço poucos experimentos científicos com essa amplitude, que busca estudar desde os microorganismos até a floresta como um todo, assim como o papel da Amazônia na construção do clima global”. Cylon é físico e foi diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS).
Na opinião de Cylon, o êxito do Experimento de Grande Escala, fruto do alto padrão de qualidade dos recursos humanos que formou e da dimensão que suas pesquisas alcançaram, está mudando inevitavelmente o caráter do projeto. “O projeto, hoje, envolve a organização de uma grande empreitada científica, na qual o Estado tem papel central”.
Em relação ao futuro do LBA, Cylon afirmou é preciso fortificar as instituições que irão dar sustentação ao projeto. “O MCT está trabalhando para a continuidade do experimento, construindo uma nova institucionalidade, assegurando recursos e criando mecanismos para uma cooperação internacional equilibrada, bem como articulando o LBA com outros projetos do MCT para a Amazônia”.
Ao citar várias atividades que o Ministério da Ciência e Tecnologia desenvolve na região como, por exemplo, a rede Geoma (rede de modelagem sócio-ambiental da região amazônica), Cylon disse que a integração e o financiamento dessas ações é um desafio que o presidente Lula lançou quando elegeu a Amazônia como prioritária.
Na mesa de abertura do evento estiveram presentes o coordenador da 3ª Conferência do LBA, Paulo Artaxo; o presidente do comitê científico do LBA, Carlos Nobre; o pesquisador do INPA, Flávio Luizão, que representou o diretor do Instituto, José Alves Gomes; os representantes da NASA, Diane Wickland, e da Comunidade Européia, Yadvinder Malhi.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.