Panorama
 
 
 

MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE CONSULTA PÚBLICA SOBRE BR-163

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

27/07/2004 - "Uma estrada no meio da mata pode destruir culturas, inúmeras espécies, a beleza e a grandeza de ser da maior floresta tropical do mundo. Mas pode também construir novas relações, paradigmas, novas formas de fazer uma ponte entre o desenvolvimento e a preservação, entre a tradição e a modernidade", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a Consulta Pública que colhe propostas para elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável para a área de influência da rodovia da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém.
Marina Silva ressaltou a importância da "escuta pública". Ela advertiu porém que por ser uma ação pioneira, tem as suas dificuldades. "Eu sei das dificuldades das primeiras consultas públicas. Não temos medo do confronto, do bom confronto. Se não confrontarmos, não chegamos ao acerto e é em nome do acerto que achamos relevante a contribuição da sociedade", disse a ministra.
A ministra informou que o Incra implantou sete bases para fazer o ordenamento territorial da região. E que estão sendo estruturadas mais 19 bases para a fiscalização e monitoramento de atividades consideradas ilícitas, principalmente a grilagem e o uso criminoso de terras públicas.
"Além disso, criamos uma força-tarefa dentro do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para a implementação das Unidades de Conservação que estão sendo criadas ao longo da BR-163", disse a ministra.
O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, explicou que o asfaltamento da rodovia será financiado com recursos da iniciativa privada, mediante a concessão de exploração de pedágio. "Isto será sob condições. Uma delas é não cobrar de carros de passeio, apenas de veículos de carga”, disse.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Keite Camacho

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.