Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO DAS CIDADES MANIFESTA-SE CONTRÁRIO AO ARTIGO QUE ANULA O CÓDIGO FLORESTAL EM ÁREAS URBANAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

30/07/2004 - Em nota reproduzida na íntegra abaixo, o ministério informa que considerou não apropriado a inclusão do artigo no projeto de lei, tendo sugerido, em um posicionamento conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, seu veto.
Vários companheiros e colegas têm nos enviado mensagens com preocupações com o texto do Projeto de Lei 2109/2004, que trata do patrimônio de afetação nas incorporações imobiliárias, aprovado no Congresso.
O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação e da Secretaria Nacional de Programas Urbanos, participou ativamente do processo de negociação do texto durante sua tramitação, numa ação articulada de governo envolvendo vários Ministérios.
Gostaríamos de ressaltar que o texto aprovado incorporou sugestões que contribuem consideravelmente com os processos de regularização fundiária em andamento no país, particularmente no que diz respeito à alteração de registros públicos, onde ficou aprovado que "independe de retificação a regularização fundiária de interesse social realizada em Zonas Especiais de Interesse Social".
Outro avanço fundamental para os programas de regularização é a garantia de gratuidade do registro decorrente de regularização de interesse social, a cargo de administração pública.
Quanto ao artigo que trata da dispensa das disposições do Código Florestal para incorporações e parcelamento do solo em áreas urbanas e de expansão urbana, esclarecemos que o Ministério das Cidades considerou não apropriado a sua inclusão na lei, tendo sugerido, em um posicionamento conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, o seu veto.
Acreditamos que a discussão sobre a aplicação do Código Florestal em áreas urbanas é um tema relevante que merece ser amplamente debatido, o que deverá ocorrer no processo de revisão da Lei de Parcelamento de Solo (6766/79) em curso no Congresso.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.