Panorama
 
 
 

MINISTÉRIO DEFINIRÁ AGENDA PARA
DESENVOLVER TURISMO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

30/07/2004 - No dia 9 de agosto, os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo assinam uma agenda bilateral para trabalhar não só com o ecoturismo, mas também com inserção da dimensão ambiental numa estratégia de turismo sustentável para o país. O anúncio foi feito hoje pelo secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, durante a apresentação do painel sobre A Inserção da Variável Ambiental nas Políticas de Infra-Estrutura, no seminário sobre licenciamento ambiental, em São Paulo. Segundo Langone, o volume de investimentos em grandes empreendimentos turísticos na costa do Nordeste é muito grande. Em função disso, o ministério vai coordenar o desenvolvimento do Zoneamento Econômico-Ecológico da costa nordestina com foco em carcinicultura e empreendimentos turísticos com o envolvimento das comunidades nos projetos.

Martin D’Ávila/MMA
De acordo com Langone, o Ministério do Meio Ambiente decidiu tomar a iniciativa de propor de maneira progressiva, dentro do governo, a construção de agendas bilaterais para a discussão da questão ambiental. Essa relação com os outros ministérios estabelece o planejamento da política setorial a médio e longo prazo e define os interlocutores. As agendas já estão sendo desenvolvidas com os ministérios de Minas e Energia, nos setores elétrico e de petróleo, dos Transportes, da Integração e do Desenvolvimento Agrário. Essa semana, o ministério começou a trabalhar com uma
agenda específica para o saneamento, já prevendo os investimentos que serão liberados pelo Governo para o setor. De acordo com Langone, o Ministério do Meio Ambiente decidiu tomar a iniciativa de propor de maneira progressiva, dentro do governo, a construção de agendas bilaterais para a discussão da questão ambiental. Essa relação com os outros ministérios estabelece o planejamento da política setorial a médio e longo prazo e define os interlocutores. As agendas já estão sendo desenvolvidas com os ministérios de Minas e Energia, nos setores elétrico e de petróleo, dos Transportes, da Integração e do Desenvolvimento Agrário. Essa semana, o ministério começou a trabalhar com uma agenda específica para o saneamento, já prevendo os investimentos que serão liberados pelo Governo para o setor.
O secretário-executivo anunciou, ainda, a instalação de um grupo de trabalho com o Ministério da Fazenda, para pensar o aperfeiçoamento do Protocolo Verde e as políticas fiscais aplicadas no desenvolvimento da sustentabilidade do país, e a assinatura, em breve, de um acordo com o Ministério do Planejamento para a inserção da dimensão ambiental no Plano Plurianual.
Ainda este ano, o ministério começa a trabalhar no desenvolvimento de ações com os setores produtivos. "Com o avanço do agribusiness no Brasil, nós não podemos pensar numa estratégia de licenciamento do setor rural como se fosse licenciar indústria. Nós temos que pensar na inserção da dimensão ambiental já nos financiamentos para transformar o que hoje são conflitos ambientais em potencialidade de desenvolvimento. Pensar em licenciamento por bacia hidrográfica, microbacia, envolvendo nas cadeias de integração a indústria e os produtores.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: Martin D’Ávila/MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.