Panorama
 
 
 

PARANÁ E SÃO PAULO INVESTEM NO TURISMO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) - Brasil
Julho de 2004

28/07/2004 - Os estados do Paraná e São Paulo assinaram um termo se comprometendo a realizar o desassoreamento do Canal do Varadouro - uma antiga ligação marítima entre o litoral norte do Paraná e o sul de São Paulo -, a operacionalização de uma linha de transporte de passageiros no trajeto e outras ações de apoio e incentivo ao turismo de forma sustentável, com ênfase ao rural.
Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, toda a mesorregião do Vale do Ribeira, que compreende 16 municípios do Paraná e 23 de São Paulo e onde se verificam os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) terá ações concretas para a geração de emprego, incentivos à produção, à comercialização e, com isto, aumento de renda. Ele explicou que o governo federal prevê investimento de R$ 110 milhões em 13 mesorregiões no país, e o Vale do Ribeira é uma delas.
Demiate informou que como se trata da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do país, protegida por 19 unidades de conservação de diferentes categorias, estão sendo tomados todos os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente. Dentro desse contexto, o turismo sustentável é uma oportunidade e alternativa de geração de emprego e renda - estão previstas a instalação de 40 estabelecimentos comerciais e a geração de 200 empregos diretos.
A navegação entre Paranaguá e a região lagunar de Cananéia, Ilha Comprida e Iguape, por meio de braços de mar, passou a ser possível após a construção do Canal do Varadouro, em 1953. Nesse trecho, o turista poderá observar ilhas e baías. O projeto prevê que algumas dessas ilhas contarão com infra-estrutura para visitação.
Diferentes espécies de animais habitam a região. Há espécies raras ou em extinção, como o papagaio chauá, o mico leão-de-cara-preta e o jacaré-de-papo-amarelo, além de plantas como ipês, jacarandás, bromélias e caxetas (tipo de madeira clara comum na região e muito usada para artesanato).

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lúcia Nórcio

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.