Panorama
 
 
 

POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE CARNE DE PACA EM ILHABELA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Julho de 2004

28/07/2004 - Atendendo a uma denúncia, a Polícia Ambiental acabou por apreender, no último dia 21, em uma residência no bairro de Barra Velha, em Ilhabela, pedaços de carne de paca, que estavam acondicionados em um congelador. A apreensão foi motivada pelo fato de o proprietário da residência, Dilson Keny Grellmann, manter os pedaços do animal abatido, de fauna silvestre, sem ter comprovação de sua origem, o que configura crime ambiental.

Cetesb
Cerca de 900 mil litros do produto, que apresentava um pH elevado, teriam vazado, no domingo, por causa de um problema na tubulação de retorno de solução de soda cáustica - que encontrava-se acumulada no reservatório da Barragem Palmital - ao processo produtivo, formando uma mancha de lama avermelhada, que atingiu o córrego do Bugre e foi seguindo o fluxo natural das águas, acabando Munidos de um mandado de busca e apreensão, os policiais ainda encontraram,
na mesma casa, 42 armas, referente às quais, no entanto, o sr. Grellmann apresentou uma autorização para colecioná-las, além de certificado de registro e nota fiscal de compras das mesmas em leilão oficial, razões pelas quais não foram apreendidas também.
Quanto aos pedaços de carne de paca encontrados, o dono da casa apenas relatou, à patrulha ambiental, que o animal morto estava sob sua guarda, afirmando que adquirira o mesmo no município de Juquitibá, em São Paulo, tendo-o comprado de pessoa desconhecida.
Ao final da vistoria, foi lavrado um boletim de ocorrência - Termo Circunstanciado - , que foi encaminhado ao Ministério Público, que, por sua vez, deverá analisar o documento e decidir se irá ou não processar, e condenar, o proprietário da residência. Se condenado, a pena prevê detenção de seis meses a um ano.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: SMA/Polícia Ambiental

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.