Panorama
 
 
 

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AQUÁTICOS DO INSTITUTO MAMIRAUÁ É PREMIADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

27/07/2004 - Promover a conscientização das populações a partir do uso racional dos recursos hídricos da maior bacia hidrográfica do planeta – a Amazônia. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Sociedade Civil Mamirauá, teve premiado seu projeto Conservação e uso sustentado dos recursos aquáticos das matas alagadas de Mamirauá e Amanã.
A primeira edição do programa Petrobras Ambiental, que tem como tema Água - Corpos de água doce e mar, incluindo a sua biodiversidade selecionou 30 projetos de 1.681 concorrentes. O projeto receberá R$ 2 milhões.
A biodiversidade aquática das florestas alagadas de Mamirauá e Amanã e o seu uso sustentado é o principal foco da proposta dos pesquisadores. As duas reservas, localizadas no médio Solimões e baixo Japurá, abrangem um total de 3,5 milhões de hectares, algo em torno do tamanho da Bélgica ou da Costa Rica, são de enorme relevância para a conservação da biodiversidade amazônica, especialmente porque a maior parte das florestas alagadas protegidas do País se encontram no interior dessas duas reservas.
O projeto propõe ações em linhas de capacitação para uso sustentado de recursos aquáticos; proteção das margens dos corpos d'água; educação, proteção e controle das florestas alagadas; a proteção de espécies aquáticas ameaçadas e o fortalecimento dos instrumentos de planejamento das florestas alagadas. As atividades irão beneficiar cerca de 40 comunidades.
O coordenador do projeto, o pesquisador Helder Queiroz, diz que as atividades são muito complexas, em virtude da falta de estrutura do lugar. "Teremos de fazer um monitoramento da área por meio do uso de satélite e isso não será tão simples", ressalta o especialista.
Os projetos selecionados serão avaliados trimestralmente e em dois anos as instituições contempladas deverão apresentar relatório das atividades realizadas.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.