Panorama
 
 
 

COMISSÃO DA ONU VAI INVESTIGAR VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM TRIBO XAVANTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

05/08/2004 - Uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) virá ao Brasil no dia 17 para verificar denúncias de violação de direitos humanos na tribo xavante Marãiwatsede, acampada há nove meses na BR 158, no Mato Grosso. Nas últimas duas semanas, três crianças xavante morreram vítimas de pneumonia e desnutrição. Outras 14 estão internadas nos hospitais da região.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a comitiva de 15 pessoas será liderada pelo relator Nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente, Jean Pierre Leroy. Serão percorridas ainda outras áreas indígenas do estado. No dia 24, ocorrerá uma audiência pública sobre o assunto em Cuiabá.
O presidente substituto da Funai, Roberto Aurélio Lustosa, acredita que a visita da ONU é uma prova da importância que a comunidade internacional dedica à questão. “Espero que essa ação contribua para despertar a opinião pública para uma crise humanitária grave, que tem penalizado, sobretudo, as crianças”, diz Lustosa.
Os xavante Marãiwatsede foram expulsos na década de 60 de sua terra original. Transferidos para outras tribos, enfrentaram lutas por espaço e dificuldade de adaptação. Em 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu o direito dessa população à terra e assinou a demarcação da área.
No entanto, liminares judiciais concedidas a fazendeiros têm impedido a entrada dos índios na região. “Cansados de esperar, os índios resolveram acampar perto da terra que lhes pertence”, diz o administrador da Funai, Edson Beiriz. O acampamento conta com 480 índios. Entre eles, aproximadamente, 120 crianças, incluindo recém-nascidos.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Cézar Nunes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.