Panorama
 
 
 

EMBRAPA E PETROBRAS SE UNEM PARA CONTRIBUIR COM A POLÍTICA BIOENERGÉTICA BRASILEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

(12/08/2004) O diretor-executivo Embrapa, Gustavo Chianca recebeu, no começo de agosto, a visita do assessor da diretoria da Petrobrás, Ricardo Latgé, para discutir projeto de reaproveitamento da água, extraída em 14 postos da Petrobrás na região Nordeste, na agricultura, principalmente na cultura da mamona.
A parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a Petrobrás atende à estratégia do programa do Governo Federal para produção de biodiesel a partir da mamona, cultura mais produtiva e com maior teor de óleo. A Petrobrás está instalando fábricas de produção de biodiesel nas áreas próximas aos postos de extração de petróleo do Rio Grande do Norte. A Empresa vai colaborar com a tecnologia para reutilização da água na irrigação.
Segundo Gustavo Chianca, a iniciativa, além de colaborar com o equilíbrio ambiental, vai permitir economia de recursos financeiros. "O tratamento de água para irrigação tem baixo custo em comparação ao tratamento de água para consumo humano. A parceria também vai beneficiar os pequenos e médios produtores de mamona", declarou. Esse é um exemplo de cooperação entre duas empresas públicas. Reunindo esforços, Embrapa e Petrobrás vão encontrar soluções para problemas que afligem a política de bioenergia do Brasil", completou.
O projeto está em fase de elaboração. A Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (SPD) vai unir o conhecimento das Unidades do Nordeste que trabalham com pesquisa e tecnologia para reaproveitamento de água (Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Algodão e Embrapa Semi-Árido) e delinear o projeto para encaminhamento e aprovação da Petrobrás. O início das atividades está previsto para setembro.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Flávia Bessa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.