Panorama
 
 
 

FAZENDEIROS E MORADORES DE RESERVA INDÍGENA EM MT TEMEM REOCUPAÇÃO

Panorama Ambiental
Alto Boa Vista (MT) – Brasil
Agosto de 2004

13/08/2004 - Fazendeiros e moradores do município Alto Boa Vista, em Mato Grosso, estão preocupados com a reocupação de parte do local por índios xavantes Marãwatsede. A reserva indígena xavante foi homologada em 1998, com uma área de 165 mil hectares. Pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), 20 mil hectares ficam reservados para os posseiros. Essa região reservada não inclui grandes fazendas, mas apenas vilas de pequenos agricultores que já chegam a agrupar 3 mil pessoas.
Mesmo assim, o comerciante João Batista diz temer a invasão dos índios na vila. Segundo ele, esta semana, as crianças deixaram de ir à escola com medo dos xavantes."A gente fica sem saber o que pode acontecer, porque hoje, na verdade, só os índios têm direito. O branco só tem obrigação de trabalhar e votar", reclama o goiano de São Miguel do Araguaia. "Vim pra cá em busca de perspectiva de trabalho e um pouco de conforto."
A tensão aumentou nas vilas depois que alguns índios, entre as 500 pessoas que estão voltando para sua terra, pegaram galinhas de um fazendeiro com propriedade dentro da reserva. A ação foi criticada pelo cacique da tribo, Damião, e pelo administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) Edson Beiriz. Segundo ele, os índios serão acompanhados de perto para que esse tipo de ação não se repita.
Beiriz lembra que os xavantes Marãwatsede passaram quase 40 anos em peregrinação, vivendo em condições precárias, depois de terem sido expulsos da região por usineiros e fazendeiros. Após a reocupação, muitos deles querem reaver toda a área rapidamente. Para auxiliá-los, a Funai pretende entrar com novas ações na Justiça. Tanto para reaver a terra como para conseguir indenizações pelos estragos cometidos ao meio ambiente.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Nunes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.