Panorama
 
 
 

FEIRA NA CETESB MOSTRA PRODUTOS E SERVIÇOS NA ÁREA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2004

A Associação dos Engenheiros da CETESB - ASEC está realizando o 5º Encontro Técnico da entidade para discutir e apresentar experiências na área do licenciamento ambiental. O encontro foi aberto nesta quarta-feira (11/8), às 14 horas, no Auditório Augusto Ruschi, com duração de três dias para debater o modelo paulista de licenciamento ambiental, as interfaces do sistema entre as várias instituições estaduais e federais e as experiências de outros estados.

Cetesb

Fundada em 1992, a ASEC congrega engenheiros, agrônomos, arquitetos e demais técnicos, devidamente inscritos no CREA - Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura com o objetivo de representar e defender os interesses dos associados, assim como programar e promover instrumentos de aperfeiçoamento profissional dos seus associados necessários ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional do setor de meio ambiente.
O evento tem a participação de engenheiros da agência ambiental paulista e de outros órgãos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, além de representantes de instituições como o Departamento de Águas e Energia Elétrica -DAEE, Agência Nacional de Águas - ANA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Renováveis - IBAMA, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM e outros. Antes às 9 horas, no "hall" desse auditório, foi aberta a Feira Ambiental com estandes de várias empresas que atuam na área ambiental. Além de exposições de produtos e equipamentos destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias, a mostra contou com apresentações técnicas realizadas pelos representantes das empresas envolvidas.

Apresentações técnicas

Para Martin Afonso Penna, diretor-executivo da ABICLOR- Associação Brasileira da Indústria de Álcalis e Cloro-Derivados, o setor químico, em particular a Clorosur - Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados, vê a legislação ambiental como um gargalo no seu desenvolvimento.
Na opinião do diretor, que discorreu sobre "A Visão da Indústria na Obtenção de Licenças Ambientais", o processo de licenciamento moderno é fundamental para o setor, tendo em vista a preocupação natural com a perda de competitividade gerada pela morosidade na obtenção de licenças. "Esse atraso, acaba comprometendo o planejamento empresarial a ponto de conduzir a um risco de cancelamento de empreendimentos", disse.
"Precisamos criar mecanismos para agilizar o procedimento de obtenção de licenças, que contribuam para consolidar a legislação ambiental no Estado, eliminando a duplicidade de licenças municipais e estaduais responsáveis por atrasos e custos adicionais em taxas e emolumentos", concluiu.
Coube à Ecopreneur do Brasil Ltda., empresa voltada para o tratamento de água e efluentes industriais e sanitários, a apresentação do tema "Co-precipitação de Metais Pesados em Efluentes pelo Processo UNIPORE". O processo, de origem americana, permite o abatimento de metais pesados em efluentes.
"A vantagem do sistema está no encapsulamento dos metais por meio de uma matriz de ferro, que gera um lodo dentro das normas de solubilização e lixiviação. Outra característica é o fato de que o sistema pode substituir ou complementar os processos convencionais de precipitação alcalina com simples adaptações de aeração e adição de cloreto de ferro", explicou Antonio de Freitas, diretor da empresa.
Fundada há 33 anos, a empresa Telemed produz e instala equipamentos de medição volumétrica de tanques armazenadores de combustível e equipamentos de monitoramento de detecção de vazamentos. Para viabilizar essas ações, a empresa desenvolveu, em parceria com o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o equipamento eletrônico Telemed MV1 para operar em zona classificada de atmosfera potencialmente explosiva.
O equipamento, certificado pelo CEPEL/INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, é constituído de um painel com 32 pontos de sensoriamento, cujo sistema supervisor identifica qualquer tipo de falha técnica. Dispõe também de um sensor de detecção de líquidos. "A co-responsabilidade da Telemed no que se refere ao monitoramento e detecção de vazamentos nos torna um natural parceiro tecnológico e ambiental dos postos de serviço", disse José Antônio Puoli Filho, gerente de Automação e Controle de Líquidos.
A representante da Tetra Pak, fabricante de embalagens, Juliana Matos Seidel, enfatizou a preocupação da empresa em estabelecer um mercado reciclador, pois, segundo disse, "não adianta produzir embalagens recicláveis se ninguém as recicla".
Segundo suas explicações, a embalagem Tetra Pak é composta por seis camadas sendo quatro de polietileno, uma de papel e uma de alumínio. A primeira etapa para o processo de reciclagem é a desagregação do papel por meio de agitação em água por um período de 15 a 30 minutos. O papel resultante pode ser utilizado, por exemplo, na fabricação de caixas e cadernos. O plástico e o alumínio, que sobram dessa primeira etapa de reciclagem, também são reciclados para produção de novos materiais, como telhas, móveis ou "pellets" para a fabricação de peças plásticas.
No momento existem oito empresas que trabalham com a reciclagem dessas fibras e mais duas estão em desenvolvimento. Dados de pesquisa da própria Tetra Pak confirmam o aumento de interesse pela reciclagem. Em 1993, a reciclagem era praticamente nula; em 1997, esse número passou para 5%; e, em 2003, atingiu 20%, o que representa um crescimento de 33% ao ano.
A empresa, para consolidar o sucesso da reciclagem, desenvolve um trabalho de conscientização da população.
Com essa finalidade, há mais de seis anos, efetua ações de educação ambiental, produzindo folhetos para a divulgação da coleta seletiva e da reciclagem, não apenas de embalagens da Tetra Pak como de outros fabricantes.
Em seis anos do projeto, atingiu mais de 30 mil escolas, 5 milhões de estudantes e 1.480 professores. O projeto consiste em passar aos estudantes informações sobre o gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais. Para isso, foi desenvolvido um "kit" composto pela cartilha "A Embalagem e o Ambiente" para alunos, pelo caderno do professor "Meio Ambiente, Cidadania e Educação", o vídeo "Quixote Reciclado", que mostra, de maneira lúdica e instrutiva, as ferramentas para o gerenciamento do lixo urbano, e a Revista "Cultura Ambiental em Escolas", com depoimentos e exemplos de ações propostas no material.

Fonte: CETESB – agência ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.